https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/694
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eloisaelenanoe.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O programa de intervenção pedagógica em sua ampliação para os anos finais do ensino fundamental nas escolas estaduais da SRE de Ubá: uma análise a partir do ciclo de políticas |
Author: | Noé, Eloisa Elena |
First Advisor: | Tavares Júnior, Fernando |
Referee Member: | Silva, Jeronimo Jorge Cavalcante |
Referee Member: | Neubert, Luiz Flávio |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de ampliação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para os Anos Finais do Ensino Fundamental (PIP/CBC) nas Escolas Estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá), a partir da atuação dos Analistas Regionais. A investigação busca articular os planos macro e micro, sob o viés da abordagem do ciclo de políticas, formulada pelo autor Stephen Ball, partindo do Programa de Governo “Choque de Gestão (contexto de influência); da análise de principais documentos legais que subsidiam o PIP (contexto de produção de texto); de como os educadores se apropriaram das diretrizes do PIP (contexto da prática) e quais foram seus resultados (contexto de resultados/efeitos). A pesquisa abrangeu o período de agosto de 2011 a dezembro de 2013. No processo de ampliação do PIP, interessa saber se os resultados dos escolares melhoraram em decorrência de uma prática de intervenção pedagógica adequada e se os Conteúdos Básicos Comuns se materializaram no contexto da prática. Os resultados apontaram para a importância da reestruturação do trabalho dos analistas regionais, em vista de se promover a melhoria do acompanhamento às escolas e das ações relacionadas à Gestão Pedagógica. No último capítulo é proposto uma formação continuada para estes stakeholders com objetivo de desenvolver competências na área de implementação e na área de organização. |
Abstract: | This research aims to ascertain the enlargement process of the State Department of Education of Pedagogical Intervention Program (PIP) for the last period of basic education (PIP/CBC) in public schools engaged with Ubá Educational Management (SRE), based on the performance Regional Analysts. This investigation demands to articulate macro and micro spheres, by the bias of the policy cycle approach, such as proposed by Stephen Ball, from the Government Program "Management Shock", of the Minas Gerais State (influency context); analysis of key legal documents that support the PIP (text production context); how educators understood the PIP/CBC (practice context) and what your results (results/effects context). The research covered the period in August, 2011 to December 2013. In the enlargement process of the PIP, need to know whether the results of the students improved as a result of a practice of appropriate educational intervention and the curriculum model (CBC) materialized in the context of practice. The results point the importance to restructuration in the work of the regional analysis, that promote improved the advice to schools and that actions related to educational management. In the last chapter, is presented an idea of intervention to these stakeholders continuing training for the purpose of developing implementing skills and organization skills. |
Keywords: | PIP/CBC SRE/Ubá Gestão Pedagógica Stakeholders PIP (Educational Intervention Program) Ubá Educational Management Educational Management Stakeholders |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/694 |
Issue Date: | 21-Aug-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.