Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/692
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silvanamariacaixeta.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A formação de gestores de escola e o desenvolvimento do perfil da gestão pedagógica: o caso da Superintendência Regional de Ensino de Unaí/MG
Author: Caixêta, Silvana Maria
First Advisor: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: David, Marcus Vinicius
Referee Member: Calvelli, Haudrey Germiniani
Resumo: Esta dissertação objetiva investigar de que forma o Progestão contribui para o desenvolvimento do perfil dos gestores a partir da formação oferecida pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, além de verificar as possíveis lacunas frente às exigências de um modelo de gestão pedagógica estratégica. O interesse pelo universo da gestão escolar e a consequente motivação para esse estudo surgiu em meu ambiente de trabalho, atuando como analista educacional e no contato in loco com gestores e profissionais das escolas públicas. O estudo aborda a formação de gestores na SRE Unaí e a dimensão da gestão pedagógica, por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa que envolveu levantamento e análise documental, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário para os gestores das escolas jurisdicionadas à SRE Unaí. Os resultados da pesquisa demonstraram que 50% dos gestores não tinham experiência em gestão antes da nomeação para o cargo de diretor e que 79% avaliaram ser o seu grau de conhecimento sobre as tarefas pedagógicas suficiente. Detectou-se, ainda, que os gestores adquiriram conhecimento e prática intermediária em ensino e aprendizagem, trabalho pedagógico, prática pedagógica e avaliação. Isto posto, a proposta de intervenção desta dissertação foi criar um Programa de Formação Continuada em Gestão Pedagógica para Gestores Escolares com o propósito de buscar o aprofundamento nas temáticas voltadas para a gestão pedagógica.
Abstract: This research has as a goal to investigate in what way the “Progestão” contributes to lhe development of lhe manager’s profile based on the formation offered by the Secretary of Education of Minas Gerais, besides verifying the possible gaps in face of lhe requirements of a management model of strategical pedagogical management. The interest by lhe scholastic management and the motivation to lhis study, appeared in my work environment, working as an Educational Analyst and by the contact with the managers and professionals from public schools. The study covers the managers formation in the SRE – Unaí and the dimension of the pedagogical management by a qualitative study that envolved the analysis of documents, bibliographic research, applying of questionnaire to the schools managers of the schools under the SRE jurisdiction. The research results show that 50% of the managers didn’t have management experience before being hired to the slot and that 79% evaluated their knowledge degree on the pedagogical task satisfactory. It was dectected, yet, that the managers got knowledge and practice on teaching and learning, pedagogical work, pedagogical practice and evaluation. The objective of this work was to create a formation program in pedagogical management to schools managers. With the goal of getting a deep knowledge about these themes related to pedagogical management.
Keywords: Gestão Pedagógica
Gestão Educacional
Formação de Gestores
Escolares – Progestão
Pedagogical Management
Educational Management
Mangers Formation –“Progestão”
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/692
Issue Date: 24-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.