Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6914
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
clisivaniaduartedesouza.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Gestão do trabalho pedagógico na escola: análise da implementação da Hora de Trabalho Pedagógico - HTP em uma escola de ensino médio da SEDUC/AM no município de Manaus
Author: Souza, Clisivânia Duarte de
First Advisor: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Machado, Carla Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão trata das dificuldades por parte da equipe gestora na implementação da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) em uma escola de ensino médio da SEDUC/AM no município de Manaus. A pesquisa surgiu da inquietação da pesquisadora em relação ao tema, pois como parte da equipe gestora da escola pesquisada vivenciou as dificuldades no acompanhamento e assessoramento pedagógico aos professores durante a HTP, especialmente no que previam os documentos normativos que a caracterizam como espaço de formação continuada de professores, propulsor de momentos de estudo, reflexão, planejamento e avaliação. Para realização da pesquisa foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos relativos às normativas que regem a HTP em âmbito nacional e local, foram ainda pesquisadas as estruturas sistêmicas e organizacionais de funcionamento da HTP perpassando pela Secretaria de Educação, Coordenadorias Distritais de Ensino até a escola pesquisada. O foco principal da pesquisa foi a análise do contexto da gestão envolvida especialmente quanto à organização e implementação da HTP no espaço escolar com ênfase no trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, nas intervenções da Coordenadoria Distrital, na percepção dos professores em relação à HTP e especialmente na atuação da gestão escolar em uma perspectiva da gestão participativa e democrática, o que possibilitou analisar as dificuldades na implementação da HTP na escola pesquisada e os elementos que favorecem ou não sua realização de modo a atender ao previsto nos documentos legais em relação a essa importante política de valorização do professor que representa a HTP. A pesquisa, de caráter qualitativo caracteriza-se essencialmente por um estudo de caso, na qual se mesclaram aspectos qualitativos e quantitativos na obtenção dos dados. Partiu da utilização de instrumentos como a realização de entrevistas e aplicação de questionários com questões semiabertas e aberta. Com o supervisor pedagógico da coordenadoria distrital e a equipe gestora, composta pelo gestor da escola e as pedagogas, optou pela entrevista como instrumento de pesquisa por ser um público de menor quantidade e com os professores foi aplicado o questionário por se tratar de um público composto por 47 professores. Com a finalidade de contribuir para a efetividade da Hora de Trabalho Pedagógico na escola é que se propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações consideradas viáveis de execução, nos âmbitos da SEDUC/AM; da CDE 03 e da escola pesquisada. O objetivo é a melhoria da prática da HTP na escola e, consequentemente, possibilitar que esta seja um tempo/espaço que represente de fato uma ação significativa aos professores e não meramente mais uma ação burocratizante no espaço escolar.
Abstract: The present dissertation is developed within the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case had an objective to analyze the difficulties in the implementation of the Teaching Work Time - HTP in a secondary school of SEDUC / AM in the city of Manaus by the management team of the school studied. The research arises from the restlessness of the researcher in relation to the theme, because as a part of the management team of the researched school, experienced the difficulties without accompaniment and evaluation of pedagogy to teachers during the HTP, especially it has not foreseen the normative documents that characterize as space of continuous formation of teachers, as a propulsive space for moments of study, reflection, planning and evaluation. The objective of the project is to carry out a series of technical and technical consultancies, such as research and production systems for electronic production systems, from HTP through the Department of Education, District Teaching Coordinators to the school researched. It was also analyzed the context of the management involved in the perspective of its organization and development where the focus of analysis was on the school management, the pedagogical team and the HTH itself with the elements directly and indirectly conditioning its functioning in the school The qualitative research is essentially characterized by the case study, and to obtain the data to be investigated, it was based on the use of instruments such as interviews and questionnaires with semi-open and open questions. The research also aimed to study HTP as a component of the teacher valorization policy, investigating an update of the team before the HTP process, a path that allows an effective democratic administration where all the events involved do not process themselves. and not mere implementers of policies. The intentionality of this research is still to propose an Educational Action Plan that reorganizes this space / space that is an HTP so that it can be an important action for teachers and not merely a bureaucratic action in the school space.
Keywords: Horário de trabalho pedagógico
Gestão democrática
Valorização docente
Pedagogical work schedule
Democratic management
Teacher appreciation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6914
Issue Date: 11-Apr-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.