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Tipo: Dissertação
Título: Planejamento estratégico e o Balanced Scorecard como instrumentos de gestão na universidade pública: uma proposta para o programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Guilarducci, Camila Alves
Primeiro Orientador: Antonialli, Luiz Marcelo
Co-orientador: Machado, Márcia Cristina da Silva
Membro da banca: Ferreira, Marco Aurélio Marques
Membro da banca: Castro, Maria Cristina Drumond e
Resumo: O alcance de um melhor desempenho organizacional se tornou fundamental para organizações dos setores público e privado. Esta realidade não é diferente para as Universidades Públicas, ao mesmo tempo em que gerenciam recursos escassos, devem prestar um serviço de qualidade à sociedade. No contexto da Pós-Graduação &ricto Sensu brasileira, as exigências aumentam frente às demandas da CAPES, assim, pensar em um planejamento estratégico adequado às suas especificidades é essencial. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que auxilia a gestão das organizações ao possibilitar uma visão sistêmica traduzindo a estratégia em perspectivas que abrangem os principais aspectos da organização, podendo ser adaptada para o setor público. Nesse sentido, este trabalho teve como motivação entender como o planejamento estratégico e o BSC podem ser utilizados na modernização da gestão pública ao propor um planejamento estratégico combinado à metodologia do BSC para o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UM'. Fez-se uso da pesquisa documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos para a elaboração desta proposta. Foi escolhido o modelo de BSC adaptado para o setor público por Ghelman e Costa (2006a), o qual contempla seis perspectivas. A proposta de planejamento foi composta por três etapas: definição da missão, visão e valores; análise dos ambientes interno e externos e elaboração do BSC e do Mapa Estratégico. Foi identificado que o principal objetivo do quadriênio de avaliação da CAPES (2017-2020) é o aumento da nota do Programa de 3 para 4. O BSC contemplou os principais objetivos, indicadores, metas e ações estratégicas para o PPGA e o Mapa Estratégico permitiu visualizar a estratégia a partir de 16 objetivos inter-relacionados distribuídos entre as seis perspectivas. Na sequência, foram apresentados os aspectos relevantes que deverão ser consideradas na implementação do plano. Por fim, foi possível perceber que o BSC, combinado ao planejamento estratégico, pode ser um instrumento gerencial capaz de auxiliar o PPGA no alcance de seus objetivos.
Abstract: Achieving bater organizational performance "nas become critica! to organizations in the public and private sectors. This reality is not different for Public Universities, while managing scarce resources, they must provide a quality service to society. In the context of the Stricto Sensu Brazilian Post-Graduation, the demands increase in the face of CAPES's demands, so thinking about strategic planning suited to its specificities is essential. The Balanced Scorecard (BSC) is a tool that assists the management of organizations by allowing a systemic view, translating the strategy into perspectives that cover the main aspects of the organization, and can be adapted to the public sector. In this sense, this work had as motivation to understand how strategic planning and the BSC can be used in the modernization of public management by proposing a strategic planning combined with the methodology of the BSC for the Postgraduate Program in Administration (PPGA) of UFJF. We used documentary research, non-participant observation and semi-structured interviemos with teachers and students to prepare this proposal. The BSC model adapted to the public sector was chosen by Ghelman and Costa (2006a), which contemplates six perspectives. The planning proposal was composed of three stages: mission definition, vision and values; analysis of the internai and externa! environments and elaboration of the BSC and the Strategic Map. It was identified that the main objective of the four-year evaluation of CAPES (2017-2020) is to increase the grade of the Program from 3 to 4. The BSC contemplated the main objectives, indicators, targets and strategic actions for the PPGA and the Strategic Map allowed to visualize the strategy from 16 interrelated objectives distributed among the six perspectives. Following, the relevant aspects that should be considered in the implementation of the plan were presented. Finally, it was possible to perceive that the BSC, combined with strategic planning, can be a managerial tool capable of helping PPGA achieve its objectives.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
Universidade Pública
Pós-Graduação Stricto Sensu
Strategic planning
Balanced Scorecard
Public university
Postgraduate Stricto Sensu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado Acadêmico em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6910
Data do documento: 25-Abr-2018
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