https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/690
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
elizabetesantosmofacto.pdf | 832.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Curso de formação “Gestão escolar para resultados”: uma análise à luz da experiência da implementação do programa Ensino Médio Inovador em conjunto com o Projeto Jovem de Futuro |
Autor(es): | Mofacto, Elizabete Santos |
Orientador: | Oliveira Júnior , Lourival Batista de |
Miembros Examinadores: | Abreu, Julio César Andrade de |
Miembros Examinadores: | Alvim, Maria Isabel |
Resumo: | Partindo de um resgate histórico de questões políticas e sociais que tem influenciado mudanças no Ensino Médio no Brasil, esta dissertação objetiva analisar a implementação do Programa Ensino Médio Inovador em conjunto com o projeto Jovem de Futuro (ProEMI/JF), o primeiro do Ministério da Educação e o segundo do Instituto Unibanco, com enfoque na experiência da formação de supervisores de secretarias de estado de educação de dois estados brasileiros que estão implementando o ProEMI/JF. A referida análise é pioneira e se configura em uma tentativa de compreender os efeitos do Curso de Formação Gestão Escolar para Resultados para esses supervisores, uma vez que este Curso trata de elementos específicos do modelo de gestão para resultados na educação. A metodologia empregada para a realização dessa dissertação consistiu na aplicação de questionários de pesquisa para supervisores, coordenadores do ProEMI/JF e gestores locais do Instituto Unibanco em dois estados que iniciaram a implementação do programa em 2011, Mato Grosso do Sul e Ceará. A análise dos questionários respondidos possibilitou a identificação de elementos relevantes para a construção de uma proposta de intervenção, que consiste em recomendações de melhorias para o Curso de Formação Gestão Escolar para Resultados destinado aos supervisores das secretarias de estado de educação que implementam o ProEMI/JF. |
Resumen : | Starting from a historical review of political and social issues that have influenced changes in high school in Brazil, this thesis aims to analyze the implementation of Programa Ensino Médio Inovador in conjunction with the Jovem de Futuro project (ProEMI/JF), the first of the Ministry of Education and the second of the Unibanco Institute, focusing on the experience of supervisors’s training of state secretaries of education of two Brazilian states that are implementing the ProEMI/JF. This analysis is pioneering and sets up in an attempt to understand the effects of the Curso de Formação Gestão Escolar para Resultados for these supervisors, since this course addresses specific elements of the management model for educational outcomes. The methodology used for the realization of this thesis consisted of using questionnaires for research with supervisors, coordinators ProEMI/JF and local managers Instituto Unibanco in two states that began implementing the program in 2011, Mato Grosso do Sul and Ceará. The analysis of the questionnaires enabled the identification of relevant elements for the construction of a proposed intervention, consisting of recommendations for improvements to the Curso de Formação Gestão Escolar para Resultados for intended supervisors of state secretaries of education that implement the ProEMI/JF. |
Palabras clave : | Ensino Médio ProEMI/JF Gestão Escolar para Resultados Políticas Públicas High School ProEMI/JF School Management for Results Public Policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/690 |
Fecha de publicación : | 21-jul-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.