https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/686
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ritadecassiadeassumpcaomello.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O papel do gestor escolar no processo de melhoria da qualidade de ensino: o caso do Colégio Estadual Princesa Isabel |
Autor(es): | Mello, Rita de Cássia de Assumpção |
Orientador: | Machado, Márcia Cristina da Silva |
Miembros Examinadores: | Machado, Célia Tanajura |
Miembros Examinadores: | Martins, Fabiana Carneiro |
Resumo: | O papel do gestor escolar e sua influência na mudança dos resultados da escola são temas da presente dissertação que objetiva analisar até que ponto a gestão do Colégio Estadual Princesa Isabel tem contribuído para que a instituição se torne uma escola efetiva e quais são as melhorias mais indicadas para a continuidade desse processo. Identificaram-se, então, quais as ações dos gestores que levaram à superação de obstáculos, ao resgate da autoestima dos estudantes, à confiança da comunidade escolar e ao consequente avanço nos resultados de desempenho do Colégio Estadual Princesa Isabel, localizado em Petrópolis, após a mudança da equipe gestora em 2011. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, observação indireta da escola, análise dos projetos e ações pedagógicas, estudo dos resultados das avaliações externas e questionários. Com a pesquisa, pode-se identificar que a escola estudada apresenta características de uma escola eficaz, eficiente e efetiva. Com base nos resultados alcançados com a pesquisa na escola o Plano de Intervenção Educacional contempla duas vertentes, a primeira refere-se ao fortalecimento das relações internas na escola e a segunda objetiva o crescimento da efetividade escolar com a implementação da modalidade de ensino “Dupla Escola com Profissionalizante”. |
Resumen : | The role of school management and its influence on the change of school results are themes of this dissertation, which aims to analyze to what extent the management of the State College Princess Isabel has contributed to the institution to become an effective school and what are the improvements more indicated for the continuation of this process. Identified himself, then what actions managers that led to overcoming obstacles, to rescue the self-esteem of students, the confidence of the school community and the consequent advance in the performance results of the Princess Elizabeth Public School, located in Petrópolis, after change management team in 2011. a survey was conducted through semi-structured interviews, indirect observation of the school, analysis of projects and educational activities, study the results of external reviews and quizzes. Through research, we can identify the school studied has characteristics of an effective, efficient and effective school. Based on the results achieved by research in the School of Educational Intervention Plan comprises two parts, the first refers to the strengthening of internal relations in the school and the second aims at the growth of school effectiveness by implementing the teaching method "Double School to College ". |
Palabras clave : | Gestão escolar Eficácia escolar Efetividade escolar School management School effectiveness School effectiveness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/686 |
Fecha de publicación : | 20-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.