Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6851
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wandervanygomesdecarvalho.pdf609.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os resultados de uma escola estadual nas avaliações do Programa de Avaliação da Educação Básica de Minas Gerais
Author: Carvalho, Wandervany Gomes de
First Advisor: Santos, Marcelo Câmara dos
Referee Member: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Rodrigues, Suely da Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tem como objetivo geral identificar possíveis fatores que possam estar influenciando nos resultados das avaliações externas de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, e, também, propor ações para combater tais fatores. Assumimos como hipóteses que as características socioeconômicas dos alunos, a dificuldade de apropriação dos resultados nas avaliações externas, a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos, bem como a falta de um projeto voltado para a recuperação das habilidades ainda não consolidadas pelos alunos, que se encontram no padrão de desempenho baixo, podem estar contribuindo de maneira direta ou indireta nos resultados obtidos pela escola. Buscou-se, portanto, identificar as possíveis causas do baixo desempenho dos alunos em Matemática e em Língua Portuguesa, a partir da análise dos dados coletados no campo, partindo do diagnóstico comparativo entre os resultados da escola com os resultados obtidos pelo Estado e pela Superintendência Regional de Ensino. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com a diretora da escola e com a supervisora pedagógica que acompanha o ensino fundamental e aplicação de questionários aos professores que atuam no 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa fundamentou-se em um referencial teórico, sobretudo, nos trabalhos de Alarcão (2011), Lück (2009), Soares (2002), entre outros. Da mesma forma, utilizou-se os dados obtidos através dos instrumentos de pesquisa de campo elaborados. Foram realizadas análises que possibilitaram a identificação de fatores que influenciam nos resultados das avaliações externas, em se tratando da escola pesquisada. A partir dos principais resultados elencados, foi possível propor um conjunto de ações descritas no Plano de Ação Educacional (PAE), visando melhorias no desempenho dos alunos da referida escola.
Abstract: The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied has the general objective to identify possible factors that may be influencing our results from external evaluations and also propose actions to combat such factors. We assume as hypotheses that the socioeconomic characteristics of the students, the difficulty of appropriating the results in the external evaluations, the low participation of the parents in the children's school life as well as the lack of a project aimed at recovering the abilities not yet consolidated by the students, who in the low performance pattern may be contributing directly or indirectly to the results obtained by the school. The aim is to identify the possible causes of the low performance of students in Mathematics and Portuguese Language, based on the analysis of the data collected in the field, starting from the comparative diagnosis between the results of the school and the results obtained by the State and Regional Superintendence of Education. To do so, qualitative research was used as a methodology, having as a data collection instrument semi-structured interviews with the director of the school and with the pedagogical supervisor who accompanies the elementary school and the application of questionnaires to teachers who work in the 9th year of teaching fundamental. In the light of the theoretical reference (ALARCÃO, 2001, LUCK, 2009, SOARES, 2002, among others), as well as through the data obtained through the field research instruments used. Analyzes were made that allowed the identification of factors that influence the results of the external evaluations, in the case of the researched school. Based on the main results listed, it was possible to propose a set of actions described in the Educational Action Plan (PAE), aimed at improving the performance of the students of that school.
Keywords: Avaliação em larga escala
Baixo desempenho
Ensino fundamental
Large scale evaluation
Low performance
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6851
Issue Date: 21-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.