https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/683
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulohenriquerodrigues.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Magistra – a escola da escola: a implementação de uma política pública em formação continuada de educadores em Minas Gerais |
Autor(es): | Rodrigues, Paulo Henrique |
Orientador: | Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
Miembros Examinadores: | Santos, Ilka Schapper |
Miembros Examinadores: | Garcez, Cecília de Macedo |
Resumo: | O presente trabalho aborda a implementação da Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores - cujo objetivo declarado é proporcionar a formação continuada dos profissionais da rede pública de Minas Gerais. A investigação proposta objetivou analisar a Magistra compreendendo, além da concepção de formação que lhe é subjacente, em que medida a sua proposta formativa e as ações estruturantes se concretizaram por meio da atuação de seus gestores e propor um plano de ação que contribua para a efetiva implementação de suas ações. A justificativa para a definição da Magistra como temática está na relevância da formação continuada nos debates contemporâneos sobre políticas públicas em educação. A pesquisa, de cunho qualitativo, recorreu a entrevistas semiestruturadas com a finalidade de ouvir os atores envolvidos na construção e implantação da Escola de Formação e análise documental: o site da Magistra, vídeos (Rodas de Conversa), leis, documentos internos à Escola (Projeto Político Pedagógico da Escola de Formação, entre outros) com o objetivo de analisar a implementação das ações da Magistra. Ao longo da pesquisa contextualizou-se a escola de formação inserida na educação pública de Minas Gerais. Descreveu-se a concepção de formação continuada que orienta suas ações e verificou-se o papel dos gestores para implementar a Magistra e efetivar suas concepções nos seus primeiros anos de funcionamento. A pesquisa revela, dentre outros aspectos, que não se efetivou a proposta inicial de implementação de comunidades de aprendizagem. Esses resultados balizam, portanto, a proposição de torná-la indutora da criação de comunidades de aprendizagem nas escolas estaduais de Minas Gerais. |
Resumen : | The present work case discusses the implementation of Magistra - School of Formation and Professional Development of Educators - whose goal is to provide continuing education for professionals in the public education of the state of Minas Gerais. The proposed research aimed to analyze Magistra comprising, besides the training concept that underlies it, its training proposal and structuring actions that were carried out through the actions of its managers and propose a plan of action that contributes to the effective implementation of its activities. The justification for the definition of Magistra is the relevance of continuing education in contemporary debates about public policy in education. The research, a qualitative approach, used semi-structured interviews in order to hear the actors involved in the construction and implementation of the School of Education and documentary analysis: the site of Magistra, videos (Circle of Talk), laws, internal documents to School (Political Pedagogical Project of the School of Formation, among others) in order to analyze the implementation the actions of Magistra. During the research contextualized by school training included in public education of Minas Gerais it was described the conception of continuing education that guides its actions and the role of managers to implement and carry out Magistra its conceptions in its first years of operation. The research reveals, among other things, that it failed to materialize the initial proposal for the implementation of learning communities. These results thus delineate the proposition and make it induce the creation of learning communities in the state schools of Minas Gerais. |
Palabras clave : | Formação continuada Magistra Comunidades de aprendizagem Continuing education Magistra Learning communities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/683 |
Fecha de publicación : | 9-sep-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.