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Tipo: Dissertação
Título: A constituição de grêmios estudantis nas escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais e seu lugar na gestão democrática
Autor(es): Abreu, Andréa Botelho de
Primeiro Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Lamas, Fernando Gaudereto
Membro da banca: Andrade, Vitória Fernanda Schettini de
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve como foco de estudo a identificação de entraves à constituição do grêmio estudantil, enquanto espaço de participação da juventude no cotidiano das escolas e de fortalecimento da gestão democrática, no contexto da Política de Fomento à Participação Estudantil da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que, a partir do projeto Virada Educação Minas Gerais (VEM), tem como objetivo combater a evasão escolar da população mineira de 15 a 17 anos e aproximar a escola da juventude. Como recorte de pesquisa foram selecionadas duas escolas estaduais de Belo Horizonte que apresentam situações opostas quanto à participação estudantil e viabilizaram a resposta à questão norteadora deste caso, a saber: quais os entraves à constituição de grêmios estudantis nas escolas estaduais de Belo Horizonte, no contexto da política de fomento à participação estudantil que, dentre outros objetivos, visa à democratização da gestão escola? Na descrição do caso, foram apresentados o contexto de elaboração e implementação da VEM, dados sobre o ensino médio no Brasil e em Minas Gerais e sobre as Unidades Escolares, sobretudo em suas particularidades quanto à vivência dos processos de participação. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados fóruns de discussão com estudantes e gestores em grupos de Whatsapp - especificamente criados para este fim –, questionário diagnóstico, pesquisa bibliográfica e análise documental. Os dados da pesquisa de campo foram analisados a partir de conceitos e discussões trazidos por Dayrell (2006, 2010, 2016); Dayrell, Carrano e Maia (2014); Lück (2009, 2010, 2012, 2013) e Paro (2010, 2016) e revelaram uma percepção negativa de juventude, por parte dos gestores escolares - associada ao hedonismo, irresponsabilidade e imaturidade – e uma concepção reducionista de participação – entendida como mera verbalização de opiniões. Diante disso, o Plano de Ação Educacional (PAE) proposto intenta a ampliação dos espaços de participação dos jovens estudantes, adjetivando-os como sujeitos do processo educativo, cujas demandas, opiniões e percepções são essenciais ao fortalecimento da gestão democrática da escola. Além disso, sugere a criação e a implantação do Projeto #VemPraJuventude, que envolve formação e incentivo ao protagonismo juvenil.
Abstract: The present dissertation, developed under the Program of Postgraduate Professional in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), had as its study focus the identification of obstacles to the constitution of the student groups, as a space for youth participation in the daily life of schools and strengthening democratic management, in the context of the Politics for Promotion of Student Participation of the Minas Gerais State Departament of Education, which, based on the Virada Educação Minas Gerais (VEM) Project, has as an objective to combat the school dropout of the population of Minas Gerais ages 15 to 17 years and bring the school closer to youth. As a research clipping, were selected two state schools in Belo Horizonte that present opposite situations releted to students participation and made possible the answer to the guiding question of this case, namely: what are the obstacles to the constitution of student groups in the public schools of Belo Horizonte in the context of educational politics to foster student participation that, among other objectives, aims at the democratization of school management? In the description of the case, the context of VEM elaboration and implementation was presented, data on High Schools education in Brazil and Minas Gerais and on School Units, especially in their particularities regarding the experience of participatory processes. Qualitative research was used to data-gathering of discussion forums with students and managers in WhatsApp groups - specifically created for this purpose -, a diagnostic questionnaire, bibliographic research and documentary analysis. The data of the field research were analyzed from concepts and discussions brought by Dayrell (2006, 2010, 2016); Dayrell, Carrano e Maia (2014); Lück (2009, 2010, 2012, 2013) and Paro (2010, 2016) and revealed a negative perception of youth by school managers - associated with hedonism, irresponsibility and immaturity - and a reductionist conception of participation – identified as a simple verbalization of opinions. Therefore, the proposed Educational Action Plan (EAP) seeks to broaden the spaces for participation of young students, adjectivizing them as subjects of the educational process, whose demands, opinions and perceptions are essential to strengthen democratic school management and suggests creation and implementation of the #VemPraJuventude Project that covers training and encouraging youth protagonism.
Palavras-chave: Grêmio estudantil
Juventude
Participação
Gestão democrática
Student union
Youngness
Participation
Democratic management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6738
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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