https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6733
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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cristinamaramoreira.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Dificuldades na implementação da gestão participativa em uma escola da Zona da Mata Mineira |
Autor(es): | Moreira, Cristina Mara |
Orientador: | Bocchetti, André |
Miembros Examinadores: | Santos, Nubia Aparecida Schaper |
Miembros Examinadores: | Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute a gestão democrática e participativa em uma escola da Zona da Mata Mineira. Para tanto, será necessário analisar o contexto, as ações e os canais de participação da comunidade escolar. O caráter participativo de uma gestão é muito importante, pois possibilita a consolidação da gestão democrática, a autonomia institucional e torna os indivíduos coautores e corresponsáveis da prática cotidiana da gestão escolar. Nesse sentido, o problema da pesquisa está na pouca participação dos sujeitos que compõem os segmentos escolares. Assim, a pergunta norteadora desse estudo de caso é: “quais os obstáculos para mobilizar a comunidade escolar para a efetivação de uma gestão democrática e participativa?”. Assumimos como hipóteses que os canais de participação abertos pela escola ainda não são suficientes para promover uma participação mais significativa dos membros da comunidade escolar, e ainda que o comodismo dos sujeitos, o medo de assumir compromissos, a própria localização da escola e o fato de ser única na sede municipal podem ser fatores impeditivos da participação. A partir dos conceitos da Gestão Democrática e Participativa, pretende-se analisar o funcionamento dos órgãos colegiados e sua contribuição para a ampliação da autonomia institucional e propor ações que permitam uma trajetória de participação de todos os atores nas ações cotidianas da escola. Dessa forma, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral: pesquisar quais os obstáculos para mobilizar a comunidade da Escola Caminho Suave para a efetivação de uma gestão democrática e participativa, e analisar as ações dos sujeitos dos diversos segmentos da comunidade escolar. Como objetivos específicos foram definidos: i) descrever o caso de gestão, que está ligado à questão da baixa participação da comunidade escolar; ii) analisar os problemas do caso de gestão, mais especificamente os motivos que levam os sujeitos a uma postura de resistência à participação; iii) propor ações sócio-político-pedagógicas que promovam a participação consciente de todos os segmentos da comunidade escolar e, consequentemente, a ampliação da autonomia institucional. Utilizaremos, como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumentos de pesquisa de campo, a análise documental, entrevistas e questionários. A partir da leitura de vários autores, dentre eles, Lück (2000, 2002, 2006, 2008a, 2008b, 2009a, 2009b), Paro (1986, 2001), Gadotti (1980,1993,1997), Dourado (2003), Hora (1994), Libâneo (2004), Demo (1999) e Freire (1995, 1996, 2000, 2006), desenvolveu-se uma análise referente à gestão democrática e participativa, fazendo-se entender que é imprescindível que os membros da comunidade escolar sintam-se motivados a agir em prol do sucesso do processo educativo. |
Resumen : | The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case studied discusses the democratic and participatory management in a school in the Zona da Mata Mineira. To do so, it will be necessary to analyze the context, actions and channels of participation of the school community. The participative character of a management is very important, since it allows the consolidation of democratic management, institutional autonomy and makes individuals co-authors and co-responsible of the daily practice of school management. In this sense, the research problem is in the low participation of the subjects that make up the school segments. Thus, the guiding question of this case study is: "what are the obstacles to mobilizing the school community in order to achieve a democratic and participatory management?" We hypothesize that the channels of participation opened by the school are not enough to promote a more meaningful participation of the members of the school community, and yet the subjects' self-indulgence, the fear of compromising, the school's own location and the fact Be unique in the municipal seat can be impeding factors of participation. Based on the concepts of Democratic and Participatory Management, it is intended to analyze the functioning of collegiate bodies and their contribution to the expansion of institutional autonomy and propose actions that allow a trajectory of participation of all actors in the daily actions of the school. Thus, the present research presents as general objective: to investigate the obstacles to mobilize the community of the Smooth Way School for the accomplishment of a democratic and participatory management, and to analyze the actions of the subjects of the various segments of the school community. As specific objectives were defined: i) describe the management case, which is linked to the low participation of the school community; ii) analyze the problems of the management case, more specifically the reasons that lead the subjects to a position of resistance to participation; iii) propose socio-political-pedagogical actions that promote the conscious participation of all segments of the school community and, consequently, the expansion of institutional autonomy. We will use, as methodology, qualitative research, and as instruments of field research, documentary analysis, interviews and questionnaires. From the reading of several authors, among them Lück (2000, 2002, 2006, 2008a, 2008b, 2009a, 2009b), Paro (1986, 2001), Gadotti (1980,1993,1997), Dourado (1994), Libano (2004), Demo (1999) and Freire (1995, 1996, 2000, 2006), an analysis was developed regarding democratic and participatory management, making it understood that it is imperative that members of the school community feel motivated to act for the success of the educational process. |
Palabras clave : | Gestão democrática e participativa Autonomia Coletividade Democratic and participatory management Autonomy Collectivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6733 |
Fecha de publicación : | 29-sep-2017 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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