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Clase: Dissertação
Título : Como as práticas gestoras podem contribuir para a qualidade do ensino em uma unidade escolar com baixo rendimento nas avaliações externas
Autor(es): Silva, Denise Cardoso da
Orientador: Alvim , Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Bocchetti, André
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como as práticas gestoras contribuíram para a qualidade de ensino em uma unidade escolar que possuía baixo rendimento nas avaliações externas. Para tanto, as ações da gestão escolar da unidade de ensino, aqui denominada com nome fictício de Colégio Estadual Jardim Botânico, foram investigadas entre os anos de 2009 a 2013, período em que o Programa Mais Educação (PME) foi instituído na escola. Assim, detivemo-nos especificamente na investigação sobre implementação do PME na unidade escolar. Isso porque o programa foi desenvolvido na escola a partir do ano de 2009, momento em que houve a mudança de equipe gestora, encontrando-se, no ano de 2013, como a estratégia principal da escola para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e, por consequência, elevando a qualidade da educação ofertada na instituição. Para a obtenção dos dados para a pesquisa, foram feitas observações in loco no ambiente escolar, e a verificação de resultados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Analisamos, ainda, alguns documentos da escola, como as atas de reuniões e o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, e o documento institucional do Ministério da Educação (MEC) que direciona como o PME deve ser executado. Por fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados ao Colégio Estadual Jardim Botânico e à SEEDUC. Como esta dissertação apresenta um caráter analítico e propositivo, ao final da pesquisa, é apresentada uma Proposta de Intervenção Escolar com estratégias que visam promover adequações nos aspectos referentes à gestão escolar e à melhoria dos índices educacionais na unidade de ensino, consistindo em ações para redefinir a estrutura do funcionamento do PME, solidificando os resultados da escola.
Resumen : This work aims to analyze how managing practices contributed to teaching quality in a school unit which used to perform poorly on external exams. In order to do so, school management actions in said unit, here given the fictional name of Colégio Estadual Jardim Botânico (State School Botanical Garden), were examined between the years 2009 and 2013, a period when Programa Mais Educação – PME (More Education Program) was instituted there. Thus, examination on the establishment of PME in said school unit was specifically highlighted. So it was because the development of that program in the school began in 2009, when there was the transition of management teams, and came to be, by 2013, the main strategy to improve teaching and learning processes in the school, therefore raising educational quality in the institution. Data for the research were obtained through in loco observations of school environment as well as verification of results made available by the State Department of Education of Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC). Some school documents, such as minutes of meetings and the political-pedagogical project of the school unit, as well as the institutional document of the Ministry of Education (MEC) which directs how PME must be executed, were also analyzed. Finally, semi-structured interviews were carried out with professionals related to Colégio Estadual Jardim Botânico and SEEDUC. Since this dissertation presents an analytical and propositional character, at its end a school intervention proposal is presented, containing strategies which aim to promote adjustments in aspects referring to school management and improvement of educational indexes in the school unit, consisting of actions to redefine the functioning structure of PME, consolidating school results.
Palabras clave : Práticas gestoras
Programa Mais Educação
Qualidade de ensino
Managing practices
More Education Program
Teaching quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/672
Fecha de publicación : 25-sep-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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