https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6718
File | Description | Size | Format | |
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daianaaparecidamarquesdeamorim.pdf | 715.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | “Pés de milho e feijão”: narrativas sobre uma escola do campo de um município da Zona da Mata Mineira |
Author: | Amorim, Daiana Aparecida Marques de |
First Advisor: | Oliveira, Julvan Moreira de |
Referee Member: | Souza, Dileno Dustan Lucas de |
Referee Member: | Batista, Rita de Cássia Souza Félix |
Resumo: | Esta pesquisa propõe investigar sobre o cotidiano de uma escola do campo, com sala multisseriada, que funciona em uma cidade da zona da mata mineira. Tendo por objetivo compreender e refletir sobre a importância da escola do campo e suas especificidades, para uma comunidade do campo. Utilizar-se-á pesquisa bibliográfica envolvendo algumas obras representativas das diferentes épocas, como anais de congressos, anuários estatísticos e a legislação pertinente. O aporte teórico será a Antropologia do Imaginário, que nos permite ter um olhar sensível e capaz de refletir as possibilidades do aproveitamento da cultura do campo na escola. Observa-se que as salas multisseriadas, nem sempre representam a melhor alternativa metodológica para a comunidade. No entanto são implantadas, como forma de atender às populações rurais. Estas salas possibilitam uma socialização, quer na transmissão de conhecimentos, na veiculação das crenças e valores, nas interações de seus sujeitos, nas relações sociais com a comunidade e nas rotinas, que se manifestam na amplitude do espaço escolar. No movimento da análise, foi possível perceber que os alunos encontram condições de ritualizar diferenças e semelhanças. Habilidade relacionada recursivamente com manifestações, que se expressam no cotidiano da escola, por meio da dimensão simbólica da cultura de seu grupo de origem. A relação entre os estudantes e os demais indivíduos, que compõem o contexto escolar, está intrinsecamente ligada ao espaço afetivo-estrutural e aos vários papéis, que eles exercem na instituição. |
Abstract: | This research proposes – to investigate about the the routine in a do campo school with a multi-leveled class in a town in an specific area of Minas Gerais (Zona da Mata). It aims to comprehend and to reflect about the importance of do campo schools and its specificities to a do campo community. It will be used bibliographic research involving some important works of different times, congress proceedings, statistical yearbooks and the relevant legislation. The theoretical contribution will be the anthropology of the imaginary, that allows us to have a sensitive eye and let us able to reflect the possibilities of exploitation of do campo culture in school. It is observed that the multi-leveled classes not always represent the best methodological alternative to the community, but, as a way of meeting the do campo population, they are implemented. However, they allows socialization in the transmission of knowledge, in the placement of beliefs and values, and also in the interaction of its subjects, in the social relation with the community and in the routines that manifest the range of the school environment. In the analysis movement it was possible to notice that the students are able to ritualize similarities and differences – that relate recursively manifestations in the school routine, of the symbolic dimension of the culture of its source group. It is established among them and people of school relations that depend on the affective-structural space and on the several roles that such space perform in the institution. |
Keywords: | Escola do campo Cotidiano escolar Imaginário Do campo school School routine Imaginary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6718 |
Issue Date: | 29-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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