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dc.contributor.advisor1Name, Maria Cristina Lobo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701631E5pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Aline Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710291Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes Svartman, Flaviane Romani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772081Y3pt_BR
dc.creatorSilva, Ícaro Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411939P6pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-05T11:08:24Z-
dc.date.available2016-02-04-
dc.date.available2016-02-05T11:08:24Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/670-
dc.description.abstractThe present study aims at investigating whether thirteen-month-old Brazilian infants are sensitive to prosodic properties that demarcate intonational phrase (I) boundaries in the Infant Directed Speech (IDS) and use them as cues for the continuous speech segmentation. We assume the integration between the Minimalist Program (Chomsky 1995 and later) and the Prosodic Bootstrapping Model (MORGAN & DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al, 1997), in terms of Corrêa (2006). Given the possible relationship between prosodic and morphosyntactic constituents, our research is guided by the hypothesis that the acoustic information of prosodic boundaries facilitates speech segmentation by children acquiring language. We consider that there is a mapping between prosodic and morphological and syntactic units, although this relationship is not isomorphic (NESPOR & VOGEL, 1986; GOUT, CHRISTOPHE & MORGAN, 2004). Thus, we developed two experimental activities: Experiment 1 examined the acoustic information that delimit a I boundary in the IDS. Experiment 2 verified by the Visual Fixation Procedure whether Brazilian infants are able to perceive this information. The results suggest that these acoustical properties act as cues that help infants to segment the speech stream into grammatically meaningful units.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivos investigar se bebês brasileiros com idade média de treze meses são sensíveis às propriedades prosódicas que demarcam fronteiras de sintagma entoacional (I) na Fala Dirigida à Criança (FDC) e se as utilizam como pistas para a segmentação do continuum da fala. Assumimos a integração entre o Programa Minimalista (CHOMSKY, 1995 e posteriores) e o modelo do Bootstrapping Prosódico (MORGAN & DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al., 1997), conforme Corrêa (2006). Dada a possibilidade de relação entre os constituintes prosódicos e aqueles de natureza morfossintática, a pesquisa em questão é norteada pela hipótese de que as informações acústicas presentes nas fronteiras de constituintes prosódicos facilitam a segmentação da fala por crianças em processo de aquisição da linguagem, uma vez que há um mapeamento entre unidades prosódicas e unidades morfológicas e sintáticas, ainda que tal relação não seja isomórfica (NESPOR & VOGEL, 1986; GOUT, CHRISTOPHE & MORGAN, 2004). Assim, desenvolvemos duas atividades experimentais: O experimento 1 analisou quais são, na FDC, as informações acústicas que delimitam uma fronteira de I. O experimento 2 verificou, através da técnica do Olhar Preferencial, se os bebês brasileiros são capazes de perceber tais informações. Os resultados obtidos sugerem que essas propriedades suprassegmentais atuam como pistas que auxiliam os infantes a segmentar a cadeia da fala em unidades gramaticalmente significativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectProsódiapt_BR
dc.subjectSintagma entoacionalpt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectIntonational phrasept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA sensibilidade de bebês brasileiros a fronteiras de sintagma entoacional: a prosódia nas fases iniciais da aquisição da linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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