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dc.contributor.advisor1Zanetti, Alexsandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653436925763003pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857136891942271pt_BR
dc.contributor.referee2Sant'Anna, Priscila Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068901166788388pt_BR
dc.creatorBarbosa, Gevan Pires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T14:10:57Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-20T14:10:57Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6706-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed in the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de For a (CAEd / UFJF). The case management to be studied discusses the difficulties in the implementation of school board process as democratic management strategy in school A, Apuí-AM. In this context, this study aims to analyze what hinders creation of the School Board and its implementation for the realization of democratic management at School A. The specific objectives are to propose the establishment of mechanisms and participation of the school community; deploy the School Board that institution and draw up an action plan for the implementation of the School Board. Among the main authors that underlie research stand Dallari (1984), Paro (2011) and Lück (2011) to bring to the discussion concepts of political participation and democratic management and participation as fundamental to the creation of school boards. It is a qualitative research through a case study and its research instruments semi-structured interviews to the production data. For the construction of methodological framework that research has Yin (1994) and Minayo (2010) among others. The research is not intended to point to a single path to the solution of the difficulties and obstacles faced in the creation and implementation of the school board, and does not close or reduce the discussion proposed here but want to point to possibilities for other or new ways and that contributes to more democratic and republican school.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discute as dificuldades no processo de implementação do Conselho escolar como estratégia de gestão democrática na Escola A, em Apuí-AM. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o que dificulta criação do Conselho Escolar e a sua implementação, para a efetivação da gestão democrática na Escola A. Os objetivos específicos são: propor a implantação de mecanismos e participação da comunidade escolar; implantar o Conselho Escolar nessa instituição; e elaborar um plano de ação para a implementação do Conselho Escolar. Dentre os principais autores que fundamentam a pesquisa, destacam-se: Dallari (1984), Paro (2011) e Lück et al. (2011), que trazem para a discussão os conceitos de participação política e gestão democrática e participativa como fundamentais para a criação dos conselhos escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um Estudo de Caso, tendo como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas para a produção de dados. Para a construção do referencial metodológico, essa pesquisa conta com Yin (1994) e Minayo (2010), entre outros. A pesquisa não pretende apontar um único caminho para a solução das dificuldades e entraves encontrados na criação e implementação do conselho escolar, assim como não encerra ou reduz a discussão aqui proposta. Nesse sentido, ela pretende apontar a possibilidade de outros ou novos caminhos, de forma a contribuir para uma escola mais democrática e mais republicana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subjectSchool boardpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementação do conselho escolar como estratégia de gestão democrática em uma escola no município de Apuí - AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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