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dc.contributor.advisor1Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736151077996505pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Teresa Cristina da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383607198471679pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Henrique Paiva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9876023654860446pt_BR
dc.creatorReis, Susana Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2479733794128062pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-19T14:06:21Z-
dc.date.available2018-04-19-
dc.date.available2018-04-19T14:06:21Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6689-
dc.description.abstractThis dissertation aims to study and understand the narratives and productions of meaning that involved the punk scene of the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, during the 1980s, through alternative publications produced by the groups themselves, the fanzines Alerta Punk e Aos Berros. The punk movement was born in the United States and England in the late 1970s, and quickly spread throughout the world. In the city of Juiz de Fora, the movement was consolidated among young people in the early 1980s, with the formation of bands and the production of fanzines, publications that aimed to express a content directed to the movement itself and allowed the punks to divulge their opinions, thoughts and ideologies, being a form of expression of this group. So, in the theoretical context of this research, the concepts of youth and tribes are addressed, using authors such as José Machado Pais (2003) and Michel Maffesoli (1998); the context of rock and the punk movement in Brazil and in the world, using Laurence Grossberg (1997), Paul Friedlander (2004), Antônio Bivar (1982), Marcelo Rubens Paiva (2016) and Janice Caiafa (1985); the analysis of alternative communication and the production of fanzines, based on the thoughts of Henrique Magalhães (2014), Chris Atton (2002), Claude Lévi-Strauss (2008) and Tiphaine Samoyault (2008). The research brings together interviews with former members of this movement, through the Methodology of Oral History, and Content Analysis, using the theoretical contribution of Laurence Bardin (2011), the fanzines Alerta Punk and Aos Berros, observing the content, the graphical composition and the intertextualities present in these publications.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo estudar e compreender as narrativas e produções de sentido que envolveram a cena punk da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, durante a década de 1980, através de publicações alternativas que os próprios grupos produziam, os fanzines Alerta Punk e Aos Berros. O movimento punk nasceu nos Estados Unidos e na Inglaterra, no final da década de 1970, e rapidamente se espalhou por todo o mundo. Na cidade de Juiz de Fora, o punk se consolidou entre os jovens, no início da década de 1980, com a formação de bandas e a produção de fanzines, publicações que tinham como objetivo expressar um conteúdo direcionado ao próprio movimento e permitiram aos punks divulgar suas opiniões, pensamentos e ideologias, sendo uma forma de expressão desse grupo. Assim, no contexto teórico dessa pesquisa, são abordados os conceitos de juventude e tribos, utilizando autores como José Machado Pais (2003) e Michel Maffesoli (1998); o contexto do rock e do movimento punk no Brasil e no mundo, recorrendo a Laurence Grossberg (1997), Paul Friedlander (2004), Antônio Bivar (1982), Marcelo Rubens Paiva (2016) e Janice Caiafa (1985); a análise da comunicação alternativa e da produção de fanzines, baseando-nos nos pensamentos de Henrique Magalhães (2014), Chris Atton (2002), Claude Lévi-Strauss (2008) e Tiphaine Samoyault (2008). O trabalho reúne entrevistas com ex-integrantes deste movimento, através da Metodologia da História Oral, e a Análise de Conteúdo, utilizando o aporte teórico de Laurence Bardin (2011), dos fanzines Alerta Punk e Aos Berros, observando-se o conteúdo, a composição gráfica e as intertextualidades presentes nessas publicações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFanzinept_BR
dc.subjectMovimento punkpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectImprensa alternativapt_BR
dc.subjectFanzinept_BR
dc.subjectPunk movementpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectAlternative Presspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.title“Faça você mesmo”: o fanzine como representação do movimento punk em Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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