Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6657
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucasfazolamiguel.pdf7.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Ideias à prova de balas: diálogos entre quadrinhos e literatura em V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd
Autor(es): Miguel, Lucas Fazola
Primeiro Orientador: Silva, Anderson Pires da
Membro da banca: Ribeiro, Gilvan Procópio
Membro da banca: Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Membro da banca: Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
Membro da banca: Martoni, Alex Sandro
Resumo: Essa pesquisa propõe o estudo da história em quadrinhos V de Vingança, de autoria dos britânicos Alan Moore e David Lloyd, a partir da análise estrutural da linguagem do meio, bem como do cenário teórico no qual a obra se insere, para identificarmos o diálogo existente entre os quadrinhos e a literatura. Lançaremos o olhar para uma investigação do meio a partir de sua composição estrutural inerentemente híbrida, tendo como apoio teórico as proposições de Thierry Groensteen (2015) e Scott McCloud (2005), bem como realizaremos um apanhado histórico das histórias em quadrinhos, com o suporte de García (2012) e Campos (2015). Pretendemos observar, a partir de Linda Hutcheon (1991), Lyotard (2009) e Compagnon (1999), os pressupostos que compõem o cenário teórico pós-moderno com o qual V de Vingança dialoga, ressaltando sua narrativa intertextual e fragmentária, de modo a destacar a aproximação entre a obra de Moore e Lloyd com o romance pós-moderno V. (1988), de Thomas Pynchon. Ao realizarmos uma leitura analítica da história em quadrinhos, verificaremos o diálogo da mesma com as distopias modernas, como 1984 (2009) de George Orwell, sob o aporte teórico de Jacoby (2007), Kopp (2011) e Hilario (2013), de modo a evidenciarmos como o contato com a literatura corroborou para o amadurecimento do meio proporcionando novas possibilidades narrativas para os quadrinhos.
Abstract: This research proposes the study of the comic book V for Vendetta, written by the british Alan Moore and David Lloyd, from the structural analysis of the comic books language, as well as the analysis of the theoretical scenario in which the work is inserted, in order to identify the existence of a dialogue between comics and literature. The focus of this work is on the inherently hybrid structural creation of this language. The theoretical support are the proposals of Thierry Groensteen (2015) and Scott McCloud (2005). Furthermore we will make a historical catch of the comic books, with the support of García (2012) and Campos (2015). We intend to observe, from Linda Hutcheon (1991), Lyotard (2009) and Compagnon (1999), the assumptions that compose the postmodern theoretical scenario with which V for Vendetta dialogues, emphasizing its intertextual and fragmentary narrative, in order to highlight the approximation between the work of Moore and Lloyd with Thomas Pynchon's postmodern novel V. (1988). This analytical reading of comics will enable us to verify the dialogue of the comic books with the modern dystopias, such as 1984 (2009) by George Orwell, with the theoretical contribution of Jacoby (2007), Kopp (2011) and Hilario (2013), in order to show how the contact with a literature corroborated the ripening of the medium, providing new narrative possibilities for comics.
Palavras-chave: Alan Moore
David Lloyd
História em Quadrinhos
Pós-modernismo
Distopia
V de Vingança
Alan Moore
David Lloyd
Comics
Postmodernism
Dystopia
V for Vendetta
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6657
Data do documento: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.