Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6634
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
talitasouzamagnolo.pdf3.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A construção narrativa do Festival de MPB de 1967 nas páginas da revista “Intervalo”
Author: Magnolo, Talita Souza
First Advisor: Musse, Christina Ferraz
Referee Member: Pereira, Aline Andrade
Referee Member: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender qual foi e como foi construída a narrativa do “III Festival de Música Popular Brasileira” de 1967, pela revista “Intervalo” da editora Abril. Contextualizou-se o período militar brasileiro (1964 – 1985), com foco nos movimentos sociais, artísticos e musicais, com o propósito de entender como, apesar da censura, violência, prisões e torturas, a música ganhou voz e espaço, especialmente, com a expansão da TV no Brasil e a criação de programas musicais. É realizado um breve retrospecto histórico sobre o início das competições musicais, bem como suas principais características artísticas e mercadológicas. O Festival de 1967 foi um dos mais importantes durante a “Era dos Festivais”, sendo considerado um momento de ruptura musical, revolução e surgimento de novas características para a música popular brasileira. Contextualizou-se o surgimento das primeiras revistas especializadas e específicas dos meios de comunicação, já que o semanário da editora Abril foi o primeiro a tratar exclusivamente de televisão no Brasil. O embasamento teórico está nos principais autores de memória, História Oral e Análise Crítica da Narrativa. Recuperou-se a biografia da revista “Intervalo” a partir de depoimentos de ex-funcionários do semanário. Por fim, através da metodologia de Análise Crítica da Narrativa, proposta por Luiz Gonzaga Motta (2013), realizou-se a análise da cobertura jornalística feita pela revista “Intervalo”.
Abstract: This research has as main objective to understand what was and was constructed the narrative of the "III Festival of Popular Brazilian Music" of 1967, by the magazine "Intervalo" of the publisher Abril. The Brazilian military period (1964-1985) was focused on social, artistic and musical movements, with the purpose of understanding how, despite censorship, violence, prisons and torture, music gained a voice and space, especially with the expansion of TV in Brazil and the creation of musical programs. A brief historical retrospective on the beginning of the musical competitions, as well as its main artistic and marketing characteristics is carried out. The 1967 Festival was one of the most important during the "Festival Era", being considered a moment of musical rupture, revolution and appearance of new characteristics for Brazilian popular music. The first specialized and specific journals of the media came into being, as the publishing house Abril was the first to exclusively deal with television in Brazil. The theoretical basis is in the main authors of memory, Oral History and Critical Analysis of Narrative. Recovered the biography of the magazine "Intervalo" from testimonies of former employees of the weekly. Finally, through the methodology of Critical Analysis of Narrative, proposed by Luiz Gonzaga Motta (2013), the analysis of the journalistic coverage made by the magazine "Intervalo" was carried out.
Keywords: Revista “Intervalo”
Festival de MPB de 1967
Televisão
História oral
Magazine "Intervalo"
1967 MPB Festival
Television
Oral history
Critical narrative analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6634
Issue Date: 8-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.