Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6586
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thamaravenanciodealmeida.pdf3.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A videoarte no Brasil: uma perspectiva histórica - O Festival Videobrasil e a trajetória de Eder Santos como estudos de caso
Autor(es): Almeida, Thamara Venâncio de
Orientador: Bueno, Maria Lúcia Ramos
Co-orientador: Christofoletti, Patricia Ferreira Moreno
Miembros Examinadores: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Miembros Examinadores: Carvalho, Eliska Altmann de
Resumo: Em um contexto de ampliação do mundo da arte e das atividades artísticas, percebemos a necessidade em trabalhar o uso do vídeo pelos artistas, que originou na criação de um novo segmento artístico, a videoarte. Pretendemos explorar a conceituação do termo no contexto em que estava envolvido de forma a apresentar a história dessa atividade no Brasil. O estudo, dividido em três capítulos, estabelece no primeiro, um recorte mais amplo, explorando a produção dos pioneiros da videoarte no Brasil e elucidando questões que a rodeavam enquanto atividade artística nos anos 1970. Na segunda e terceira partes, realizamos recortes mais específicos partindo do contexto dos anos 1980. No segundo capítulo é explorada a presença da videoarte no Festival Videobrasil, trabalhando as edições de 1983 a 2001. Durante a análise desse recorte, mapeamos as transformações ocorridas nesse universo que se encontram organizadas em três etapas: 1ª Etapa (1983-1985); 2ª Etapa (1986-1990); 3ª Etapa (1992-2001). No capítulo três apresentamos um estudo de caso da trajetória artística e da produção estética de Eder Santos, apontando as mudanças de sua carreira em perspectiva com as transformações ocorridas no Festival Videobrasil e no contexto da arte contemporânea em geral.
Resumen : In a context of expansion of the world of art and artistic activities, we realized the need to analyse the use of video by artists, which originated the creation of a new artistic segment, the videoart. We intend to explore the conceptualization of the term in the context in which it was involved in order to present the history of this activity in Brazil. The study, divided into three chapters, establishes, in the first one, a wider view exploring the production of videoart pioneers in Brazil and clarifying issues surrounding it as an artistic activity in the 1970s. In the second and third parts, we carry out more specific cuts starting from the 1980s context. The second chapter explored the presence of videoart in the Videobrasil Festival, focusing the editions from 1983 to 2001. During this view’s analysis, we map the changes which occurred in this universe and that are organized in three stages: Stage 1 (1983-1985); Stage 2 (1986-1990); Stage 3 (1992-2001). In chapter three we present a study case of the artistic career and aesthetic production of Eder Santos, pointing out the change of his career through perspective with the transformations occurred on Videobrasil Festival and in the context of contemporary art in general.
Palabras clave : Videoarte
Arte contemporânea
Festival Videobrasil
Eder Santos
Videoart
Contemporary art
Videobrasil Festival
Eder Santos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6586
Fecha de publicación : 21-jun-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.