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Tipo: Dissertação
Título: O Projeto Educação em Tempo Integral (PROETI): lições e perspectivas para a educação em tempo integral na SRE- Divinópolis/MG
Autor(es): Silva, Aparecida Valéria da
Primeiro Orientador: Condé, Eduardo Salomão
Membro da banca: Santos, José Alcides Figueiredo
Membro da banca: Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
Resumo: A expansão da carga horária do aluno encontra-se no Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, Lei Nº 13.005, de 25 de Junho de 2014, com a meta de: “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.” (Brasil, 2014). Em 2013, na Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis (SRE Divinópolis), em Minas Gerais (MG), a expansão da carga horária do aluno nas escolas estaduais já abrange 53 escolas (40% do total) para atender as diretrizes do Plano Decenal de Educação de Minas Gerais, Lei nº 19.481, de 12/01/2011, conforme orienta a Secretaria Estadual de Educação (SEE). Nesse contexto, esta dissertação apresenta os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar a expansão da carga horária com base no Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), implantado na SRE Divinópolis. Igualmente, busca identificar desafios para as equipes de gestão em promover uma maior aproximação a concepção da política de educação em temo integral e as especificidades em cada contexto escolar. Por meio da metodologia de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, utiliza fontes documentais para caracterizar o estudo de caso. As entrevistas com atores educacionais das duas escolas selecionadas para a pesquisa propiciam reflexões sobre o contexto escolar onde se dão a implementação das políticas de expansão da carga horária. O suporte teórico de autores e estudiosos sobre gestão pública e formulação de políticas públicas amplia o campo de visão do estudo de forma a subsidiar a apresentação de um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado para o aprimoramento e a expansão da jornada em tempo integral, na SRE Divinópolis. Ainda que singela a contribuição acadêmica, espera-se que a análise realizada possa se somar aos olhares dos atores educacionais que, nas escolas principalmente, lidam com os desafios cotidianos da implantação da política de expansão da carga horária.
Abstract: The expansion of student’s school hours is underlined in the Brazilian National Education Plan (PNE) accordingly to the Law No. 13.005, of June 25, 2014. It points out as a goal "offering full-time education for at least 50% (fifty percent) of public schools to meet at least 25% (twenty five percent) of basic education students."(Brazil, 2014). In 2013, the Divinópolis Board of Education (SRE Divinópolis), Minas Gerais (MG), the expansion of students school hours already covers 53 schools (40% of the total) in order to meet the guidelines of the Ten Years Educational Plan of Minas Gerais, shown in the Law No. 19.481/ 2011 and in the guidelines of the State Department of education (SEE). In this context, this dissertation presents the results of a research aimed to analise the expansion of students school based on the Full-Time Education Project (Proeti) carried out by the SRE Divinópolis. In addition, this work aims to identify challenges for management teams to shorten the views over the full time education project to the specifics needs of each school context. In this sense, through the qualitative methodology, descriptive and interpretive approach, it uses documentary sources to characterize the case study. Interviews with people from the two selected schools provide reflections on the school context of this policy. The theoretical support of authors and studies on public management and on public policy formulation broaden the point of view of the study in order to support the present an Educational Action Plan (PAE) conceived to improve the expansion of school hours in the SRE Divinópolis. Despite the unassuming academic contribution, may this study represent a contribution to the educational actors, particularly in schools, dealing with the daily challenges of implementing the expansion of school hour’s policy.
Palavras-chave: Educação em Tempo Integral
Políticas Públicas
Gestão
Full-Time Education
Management
Public Policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/656
Data do documento: 29-Set-2014
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