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Type: Dissertação
Title: Os olhos de Marina sou eu: uma abordagem do romance Giroflê, Giroflá de Cosette de Alencar
Author: Cabral, Andréa Lúcia de Lima
First Advisor: Defilippo, Juliana Gervason
Referee Member: Mendes, Moema Rodrigues Brandão
Referee Member: Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de
Resumo: Este estudo propõe uma análise da obra Giroflê, Giroflá da escritora mineira Cosette de Alencar, publicada no ano de 1971. Em um primeiro momento busca-se situar a posição ocupada pela escritora, enquanto mulher, na sociedade. Para tanto, apresenta-se alguns apontamentos sobre a crítica feminina a respeito da produção literária e, em seguida, um mapeamento da produção intelectual feminina das décadas de 1960 e 1970 na cidade de Juiz de Fora. Em um segundo momento busca-se apresentar uma estruturação da narrativa a partir de conceitos presentes em autores como Afrânio Coutinho (1976) e James Wood (2012), definindo os elementos: enredo, tempo, espaço e personagens presentes em Giroflê, Giroflá. Sustentaram este trabalho, dentre outros, teóricos como Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, Elisabeth Badinter, Heloísa Buarque de Hollanda, Nelly Richards e Regina Dalcastagnè. A pesquisa foi alimentada com levantamentos bibliográficos partindo de artigos, livros, dissertações e teses relacionadas à escritora Cosette de Alencar e seu romance em análise, bem como consulta ao acervo da família Alencar, devidamente depositado no Museu de Arte Murilo Mendes - MAMM e às crônicas publicadas pela escritora no Diário Mercantil que estão sob a guarda do Arquivo Histórico de Juiz de Fora. Partindo da análise estrutural do romance, assim como do contexto de sua produção e do lugar de enunciação de Cosette de Alencar, pretende-se destacar a importância de sua produção para as literaturas mineira e brasileira, assim como propor vieses de análise de sua obra até então não contemplados.
Abstract: This study proposes an analysis of Giroflê, Giroflá, work of the writer from Minas Gerais Cosette de Alencar, published in 1971. At first it seeks to situate the position occupied by the writer, as a woman in society. For this end, we present some notes on women's critical about the literary production and then a mapping of female intellectual production of the 1960s and 1970s in the city of Juiz de Fora. In a second step we seek to provide a narrative structure from concepts present in authors like Afrânio Coutinho (1976) and James Wood (2012), defining the elements: plot, time, place and characters present in Giroflê, Giroflá. Supported this work, among others, theorists like Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, Elisabeth Badinter, Heloisa Buarque de Hollanda, Nelly Richards and Regina Dalcastagnè. The research was conducted with bibliographical search starting from articles, books, theses and dissertations related to the writer Cosette de Alencar and her novel in question, as well as consulting the Alencar family collection, duly deposited at the Art Museum Murilo Mendes - MAMM and the chronics of the writer published by Diário Mercantil that are in the custody of Juiz de Fora Historical Archives. Starting from the structural analysis of the romance as well as the context of its production and the place of enunciation filled by Cosette de Alencar, is intended to highlight the importance of her production to the literature from Minas Gerais and Brazil, as well as propose different views for analysis of her work not covered so far.
Keywords: Cosette de Alencar
Mulher
Escrita feminina
Giroflê
Giroflá
Cosette de Alencar
Woman
Feminine writing
Girofle
Giroflá
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
Institution Initials: CES/JF
Department: -
Program: -
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6526
Issue Date: 23-Nov-2015
Appears in Collections:PROQUALI - Dissertações



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