Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6521
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
nataliaferreiravidal.pdf1.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O uso de simulações virtuais em oficinas de formação para professores de ciências da educação básica
Autor(es): Vidal, Natália Ferreira
Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Miembros Examinadores: Menezes, Paulo Henrique Dias
Miembros Examinadores: Rangel, Flaminio de Oliveira
Resumo: A presente pesquisa investigou o uso das simulações virtuais como alternativa metodológica ao ensino de Ciências. Compreende-se tais simulações como eventos de cibercultura e não apenas como evolução das práticas de ensino potencializadas pelo advento das tecnologias digitais de informação e comunicação. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Para a investigação, realizamos uma oficina de formação com professores de Ciências, a fim de refletir sobre a formação docente desse profissional para atuar com os recursos de Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação, mais especificamente com simuladores virtuais na cibercultura. A pesquisa mostra o percurso repleto de dificuldades vivenciadas pela pesquisadora até chegar à oficina, que aconteceu no Infocentro da Faculdade de Educação da UFJF e versou sobre simulações virtuais na plataforma online do PhET. O desenvolvimento da oficina, bem como todo o seu processo de preparação e de execução, foi registrado em relatórios escritos e em arquivos de áudio que compuseram a base de dados para posteriores análises da pesquisadora. O referencial teórico dialogou com a pluralidade das narrativas dos sujeitos da pesquisa, bem como com as reflexões e com as observações da pesquisadora, por meio de um levantamento bibliográfico e também pela fundamentação de estudiosos que tratam da cibercultura como Pierre Levy; da relação entre nativos e imigrantes digitais, dissertada por Marc Prensky e também da metodologia de investigação pesquisa-formação, apresentada nos trabalhos de Edméa Santos. A pesquisa-formação subsidiou o método e a metodologia deste trabalho e alicerçou a produção da oficina de formação, lócus desta investigação. Os resultados produzidos proporcionaram o confronto e a reflexão sobre o uso das simulações virtuais no ensino e também a formação dos professores para atuarem com recursos como os simuladores online. Os dados apontaram para a importância do letramento digital dos professores e sinalizaram as potencialidades do uso de simulação virtual no ensino de Ciências, além de uma reflexão profícua sobre a pesquisa-formação aplicada em ambientes de cibercultura.
Resumen : The present research investigated on the use of virtual simulations as a methodological alternative for the teaching of science. These simulations are understood as an event of cyberculture and not only as an evolution of teaching procedures enhanced by the growth of the information and communication digital technologies. Cyberculture is a term used in the definition of social assemblages of communities in the virtual electronic area. In the investigation, we conducted a training workshop with teachers of science, fo the purpose of reflecting over the teacher formation of this professional to use the resources of Digital Technologies of Communication Information, more specifically with virtual simulators, in cyberculture. The research shows a path filled with difficulties, lived by the researcher through the way until the workshop, that happened in the Infocenter of the Faculty of Education of the UFJF and laid out about the virtual simulations in the PhET online platform. The outgrowth of the workshop, as well as the entire preparation and execution process, was written down in reports and audio files that compounded the database for the researcher future further analysis. The theoretical reference dialogued with the subjects of the research and his plurality of narrative, as well as the reflections and observations of the researcher, with the resource of a bibliographical survey and also the grounding of experts who deal with cyberculture whit Pierre Levy, the relation 'digital native and immigrant' present by Marc Prensky and also on the research-formation research methodology, presented in the studies of Edmea Santos. The research-formation fed the method and methodology of this work up and consolidated the production of the formation workshop, place of this research. The results obtained provide the confrontation and reflection on the use of virtual simulations for the teaching and also the formation of teachers to work with resources such as online simulators. The data displayed over the importance of the digital literacy of teachers and pointed out the potential of the use of virtual simulation in science education, moreover a profitable reflection on applied research-formation in cyberculture environments.
Palabras clave : Simulações virtuais
Ensino de ciências
Cibercultura
Pesquisa-formação
Virtual simulations
Science teaching
Cyberculture
Research-formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6521
Fecha de publicación : 12-dic-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.