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dc.contributor.advisor1Lopes, José Guilherme da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673436265417982pt_BR
dc.contributor.referee1Massena, Elisa Prestes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1106996657568928pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Ivoní de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467344879836529pt_BR
dc.creatorÁvila, Rogério Andrade de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380732691516559pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T13:20:01Z-
dc.date.available2018-03-23-
dc.date.available2018-03-23T13:20:01Z-
dc.date.issued2016-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6495-
dc.description.abstractThe present work discusses the contributions for the Development of Teaching by Case Study (EEEC), in order to contextualize the learning of chemistry concepts by the students attending the third grade of a High School program in a public school in the countryside of Minas Gerais State from the subject of pesticides. EEEC has been in discussion as an alternative to promote the development of a critical point of view for the students and the concept learning, having as references the works of Herreid (1994) and Sá e Queiroz (2010). Besides the works about study cases, official documents have been used as curriculum guides as PCN, PCN+ and CBC, mainly when it refers to contextualization. The research bases as action-research and for the analysis of those results, Bardin´s (2011) Content Analysis was used as reference. The data collect and construction involved question forms, field logs and audio samples. The intervention was organized in two steps: EEEC diagnosis and development. The outcome related to the first step showed that the most significant activities, according to the students, were those, which promoted their active participation, approaching the subjects, and those related to their routines. Thus, it was possible to diagnose their interests and propose the base for the EEEC.On the second step, after a Case Study simulation, in order the students could understand the procedures for a possible solution, discussion about the subject “mysterious disease in farm workers” was set. The EC simulation has contributed to the understanding of those steps in order to solve the EC. Through the outcome, the students were able to perceive the relationship between the pesticides structure and property, besides enlightening important social aspects and showed their critical thinking and skills focused in citizenship. According to this work, the EEEC has contributed in a significant way for the learning of chemistry concepts through contextualizing the subject of pesticides.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho investigamos as contribuições do desenvolvimento de uma Estratégia de Ensino por Estudo de Caso (EEEC) para a contextualização e aprendizagem de conceitos químicos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em um município do interior de Minas Gerais à partir do tema agrotóxicos. EEEC vem sendo apontada como uma alternativa para promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos e aprendizagem conceitual, tendo como base os trabalhos de Herreid (1994) e Sá e Queiroz (2010). Além dos trabalhos sobre Estudo de Caso (EC), utilizamos documentos oficiais orientadores de currículo como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Conteúdo Básico Comum, principalmente no que diz respeito à contextualização. A pesquisa se configura como pesquisa-ação e para análise dos resultados adotamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A coleta e construção de dados envolveram a aplicação de questionários, registro em diário de campo e áudio. A intervenção foi organizada em duas etapas, a saber, uma diagnóstica e o desenvolvimento da EEEC. A análise dos resultados relativos à primeira etapa mostrou que as atividades mais significativas, na opinião dos alunos, foram aquelas que promoveram sua participação ativa, abordaram temas de interesse e relacionados ao seu dia a dia. Assim, foi possível diagnosticar o interesse dos mesmos e propor a temática da EEEC. Na segunda etapa, após a simulação de um EC para os alunos compreenderem os procedimentos de solução foi realizada uma discussão preliminar sobre o Caso “Doença misteriosa em trabalhadores rurais”. Verificamos que a simulação do EC contribuiu para o entendimento das etapas para solucionar o EC. Através da solução do caso os alunos foram capazes de perceber a relação entre estrutura e propriedade dos agrotóxicos, além de destacarem importantes aspectos sociais e demonstrarem o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades voltadas à cidadania. Diante do exposto, a EEEC contribuiu para aprendizagem de conceitos da Química através da contextualização do tema agrotóxicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleContribuições de um estudo de caso para a contextualização do tema agrotóxicos e construção de conhecimento químico por alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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