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Clase: Dissertação
Título : A formação dos gestores escolares do interior do Amazonas e sua relação com a organização escolar
Autor(es): Lima Filho, Algemiro Ferreira
Orientador: Santos, Ilka Schapper
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação dos gestores escolares no interior do Amazonas, com base no programa Escola de Gestores da Educação Pública, e a sua relação com a gestão e organização escolar. Para tanto, busca-se identificar as possíveis implicações do distanciamento entreas aprendizagens provenientes da formaçãocontinuadacom o modo de conduzir a gestão e organização escolar pelos gestores. Assumimos a hipótese de que os processos formativos ofertados via SEDUC/AM aos gestores escolares têm relação direta com sua atuação no âmbito das escolas.Conforme foi observado in loco, o não fazer do gestor em determinados aspectos evidencia o distanciamento existente entre a formação e a organização da escola. Portanto, justifica-se a importância deste estudo por possibilitar maior compreensão de como se traduz e se concretiza ou não essa relação do apreendido com as atividades práticas no cerne da escola, fundamentalmente na parte administrativa. A pesquisaé de naturezaqualitativa, caracterizada como estudo de caso descritivo. O processo de investigação foi subsidiado nos estudos feitos por: Heloisa Lück (2000/2005), que discorre sobre a formação do gestor escolar os desafios impostos à gestão escolar Libâneo (2009), que aborda aspectos relacionados à organização da escola e sua gestão; Gracindo (2009), que discorre sobre a gestão escolar com foco na essência do processo educativo. A metodologia do tipo qualitativafoi constituída com pesquisa bibliográfica e documental inicialmente e, posteriormente, com a realização de entrevista coletiva junto aos gestores egressos do programa Escola de Gestores da Educação Pública oriundos de municípios diversos do Amazonas. A pesquisa mostrou que, embora os momentos de formação promovidos pela SEDUC sejam de grande valia para a organização do trabalho do gestor escolar, é necessário que o macrossistema os veja como protagonistas dos processos formativos de modo que tenham participação ativa na elaboração das propostas, haja vista que a tendência sempre recai para uma abordagem mais pedagógica da atuação do gestor e as demandas administrativas e organizacionais da escola requerem atenção igualitária. Evidenciou-se, ainda, que as escolas do interior, dadas as suas peculiaridades geográficas, clamam por um olhar mais direcionado e específico às demandas locais, bem como agilidade no processo comunicativo para fins de resolução das problemáticas advindas do cotidiano escolar. Portanto, convém proporcionar aos gestores escolares maior participação nos processos decisórios referentes à formulação de propostas de formação, bem como quanto às demandas emergenciais da escola. Para tanto, propomos um PAE que fortaleça a ação gestora e estabeleça a relação dos processos formativos dos gestores com a forma de gestão e de organização escolar.
Resumen : This master's thesis was developed at the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This work aims to analyze the education process of school managers in the interior of the Amazonas State, based on the School of Public Education Managers program, and its relationship with school management and organization. In order to do so, it seeks to identify the possible implications of the gap between the training received from the aforementioned continuing education program and the way school management and organization is performed by the managers. Our hypothesis is that the education processes offered through SEDUC/AM to school managers are directly related to their performance within schools. As observed in loco, the manager's “not doing” attitude in certain aspects evidences the distance between the education received by the managers and the actual organization of the school. Therefore, the relevance of this study is justified because it allows a greater understanding of how the relationship between the school practical activities and the knowledge acquired through the program is, or is not, materialized at the heart of the school, mainly in the administrative part. This research is qualitative in nature, characterized as a descriptive case study. The research process was based on the studies carried out by: Heloisa Lück (2000/2005), which discusses the training of school managers and the challenges imposed on school management; Libâneo (2009), which deals with aspects related to school organization and management; Gracindo (2009), which deals with school management focusing on the essence of the education process. The qualitative methodology adopted in this study relied, initially, on bibliographical and documentary research and, later, on collective interview with the managers who graduated from the School of Public Education Managers program, coming from different municipalities of the Amazonas State. The research showed that, although the training moments promoted by SEDUC are of great value for the organization of the school manager’s work, it is necessary that the macrosystem sees them as protagonists of the training processes so that they have an active participation in the elaboration of the proposals, since the tendency is to focus on a more pedagogical approach to the manager's performance while the administrative and organizational demands of the school require equal attention. This study also provided evidence that the schools in the interior municipalities, given their geographical peculiarities, call for a more direct and specific look at the local demands, as well as agility in the communicative process in order to solve the problems arising from the daily operations of a school. Therefore, it is appropriate to provide school managers with a greater participation in the decision-making processes regarding the formulation of training proposals, as well as the emergency demands of the school. Therefore, we propose an Educational Action Plan (PAE) that strengthens the management action and establishes the relation of the training processes of the managers to the form of management and organization of the school.
Palabras clave : Formação continuada de gestores escolares
Gestão escolar
Organização escolar
Continuing education of school managers
School management
School organization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6456
Fecha de publicación : 20-dic-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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