Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6448
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karinenataliebarragodoy.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras
Autor(es): Godoy, Karine Natalie Barra
Primeiro Orientador: Mourão, Ludmila Nunes
Membro da banca: Zacarias, Lídia dos Santos
Membro da banca: Pereira, Sissi Aparecida Martins
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a interação entre as crianças da Creche Comunitária Sorriso de Criança, bem como os significados de gênero, que emergem de brinquedos e brincadeiras na infância, contribuem na construção de suas identidades de gênero. As brincadeiras e os brinquedos fazem parte da cultura infantil e, compreendidos enquanto um sistema simbólico, contribuem para o processo de socialização e de formação de identidades de gênero. Partimos do ponto de vista de que as interações estabelecidas pelas crianças fazem parte do rol de experiências objetivas e subjetivas que vão criando as suas identidades, bem como os papéis sociais de gênero. O estudo caracterizou-se como sendo do tipo etnográfico. A técnica utilizada foi a observação participante para analisarmos a interação entre 15 crianças de uma turma, com idades de 3 e 4 anos, com as educadoras e com os brinquedos e as brincadeiras. Foi possível perceber que as experiências entre as crianças são atravessadas por discursos performativos de gênero. Evidenciou-se nas interações que, mesmo entre as crianças de pouca idade, os papéis de gênero estão muito próximos daqueles vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto social e cultural, e os brinquedos e brincadeiras tendem a reproduzir os papéis de masculinidade e feminilidade normativa, experimentadas em diferentes espaços de interação entre as crianças e entre as crianças e os adultos, tanto da família quanto da Creche Comunitária Sorriso de Criança.
Abstract: This research aims at analyzing the interaction between the children of the Creche Comunitária Sorriso de Criança, as well as the gender meanings that emerge from toys and games during childhood contribute to the construction of their gender identities. Play and toys are part of children's culture and, understood as a symbolic system, contribute to the process of socialization and the formation of gender identities. We start from the point of view that the interactions established by children are part of the list of objective and subjective experiences that are creating their identities, as well as gender social roles. The study was characterized as being of the ethnographic type. The technique used was the participant observation to analyze the interaction between 15 children of a group of 3 and 4 year olds, with educators and with toys and games. It was possible to perceive that the experiences among the children are crossed by performative discourses of gender. It has been shown in the interactions that, even among young children, gender roles are very close to those lived by adults living in the same social and cultural context, and toys and games tend to reproduce the roles of masculinity and normative femininity, experienced in different spaces of interaction between children and between children and adults, both in the family and in the Creche Comunitária Sorriso de Criança.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Brinquedos e brincadeiras
Cultura infantil
Creche
Gender identity
Toys and games
Children's culture
Nursery
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6448
Data do documento: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.