Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/642
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavioserenocardoso.pdf712.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Bacharelado interdisciplinar em ciências humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora: análise da concretude da estrutura e do fluxo de formação previstos nos referencias orientadores do MEC
Autor(es): Cardoso, Flávio Sereno
Primeiro Orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Co-orientador: Oliveira , Virgílio Cézar da Silva e
Membro da banca: Abreu, Júlio César Andrade de
Membro da banca: David, Marcus Vinícius
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de análise documental e da percepção de atores relevantes, a concretude, no cotidiano do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, do previsto nos Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e Similares do Ministério da Educação e propor alterações que reduzam a distância entre o previsto e o que está sendo realizado. Justifica-se esta escolha pelo caráter inovador da proposta de bacharelados interdisciplinares no Brasil, bem como da necessidade de se identificar os desafios e possibilidades desta experiência de arquitetura curricular. A metodologia usada nesta pesquisa qualitativa foi um estudo de caso, por meio de referencial bibliográfico e análise documental e entrevistas semiestruturadas. As principais referências documentais utilizadas foram o projeto pedagógico do curso e os referenciais orientadores para bacharelados interdisciplinares e similares do Ministério da Educação. No fim do trabalho, é apresentado um Plano de Ação Educacional, contemplando propostas que procuram atender o objetivo citado anteriormente de aproximar o previsto na documentação oficial do realizado no cotidiano do curso.
Abstract: This work aims to analyze, from document analysis and perception of relevant actors, concreteness, in the daily course of Bachelors in Interdisciplinary Humanities at the Federal University of Juiz de Fora, the benchmarks set out in Guiding and Interdisciplinary Degrees Similar Ministry of Education and propose changes that reduce the distance between the predicted and what is being done. Justified this choice by innovativeness of the proposed interdisciplinary bachelors in Brazil as well as the need to identify the challenges and possibilities of this curricular experience. The methodology used in this qualitative research was a case study, through a bibliographic reference and documentary analysis and semi-structured interviews. The main document references used were the pedagogical design of the course and guiding frameworks for interdisciplinary and similar bachelor's Ministry of Education. After work, we present a Plan of Action Educational contemplating proposals that seek to meet the previously planned to bring in the official documentation held in the daily course mentioned goal.
Palavras-chave: Bacharelado Interdisciplinar
Ensino Superior
Referenciais Orientadores
Interdisciplinary Degree
Higher education
Guiding references
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/642
Data do documento: 29-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.