https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6375
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
thaisdealmeidagoncalves.pdf | 11.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
thaisdealmeidagoncalves-prancha.jpg | 8.54 MB | JPEG | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cidade e ferrovia: uma percepção contemporânea sobre Juiz de Fora-MG |
Título(s) alternativo(s): | Railroad and city: a contemporary perception of Juiz de Fora, Minas Gerais |
Autor(es): | Gonçalves, Thais de Almeida |
Primeiro Orientador: | Fonseca, Jorge Nassar Fleury da Fonseca |
Membro da banca: | Silveira, Carlos Eduardo Ribeiro |
Membro da banca: | Cruz, Aline Assis Andrade |
Resumo: | O presente trabalho aborda a interferência da linha férrea no território urbanizado de Juiz de Fora (MG), aspecto que recai sobre os primórdios das ocupações do município. Ao longo dos tempos, as cidades têm sido pensadas sob diferentes óticas, tendo como prioridades diversos aspectos nos diferentes tempos e nas várias temporalidades. A partir do momento em que os processos de industrialização começam a gerar novas oportunidades nos grandes centros, há o surgimento de uma nova estrutura social, conformando uma “sociedade urbana”. É a partir daí que se nota uma gradual perda da função social das cidades em prol da valorização de seu desenvolvimento econômico. O foco dessa monografia é justamente analisar o modo como as relações sociais constroem e modificam a paisagem urbana, a partir do entendimento da cidade como uma projeção da sociedade no espaço. O que fica evidente nesses estudos não é apenas a necessidade de se estabelecer uma melhor articulação da infraestrutura urbana de Juiz de Fora, como também a percepção de que a mobilidade é fator preponderante no entendimento da complexidade dos espaços contemporâneos, bem como de seu uso, sua apropriação e sua identidade semântica. Essas questões evidenciam a necessidade de se pensar a melhoria do transporte coletivo como possível medida atenuante do caos em que se encontra a estruturação dos fluxos na cidade. PRANCHA RESUMO - Cidade e ferrovia: os conflitos ferroviários urbanos e a fragmentação do território |
Abstract: | This monograph aims to discuss the interference of the railway line in Juiz de Fora’s (MG) urbanized territory, an aspect that falls on the beginning of the early municipality's occupations. Over time, cities have been designed under different perspectives, prioritizing various aspects in different times and in different time frames. From the moment the industrialization processes began to generate new opportunities in major urbanized centers, a new social structure emerged, forming an "urban society". It is from this moment on, that you notice a gradual loss of cities social functions in favor of increasing their economic development. The focus of this monograph is to analyze how social relations build and modify the urban landscape, from the understanding of the city as a projection of society in space. What is evident in these studies is not only the need to improve the urban infrastructure of Juiz de Fora, but also the perception that mobility is an essential factor in understanding the complexity of contemporary spaces, as well as its use, its ownership and its semantic identity. These issues highlight the need to think about the improvement of the public transportation as a possibility to reduce the chaos of the urban flows in the city. PRANCHA RESUMO - Cidade e ferrovia: os conflitos ferroviários urbanos e a fragmentação do território |
Palavras-chave: | Ferrovia Mobilidade urbana Juiz de Fora Railroad Urban Mobility Juiz de Fora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6375 |
Data do documento: | 20-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.