Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6374
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avnerprobadossantos.pdf18.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arquitetura, teatro e cenografia: a concepção de atmosferas espaciais e os diálogos entre realidade e imaginação
Autor(es): Santos, Avner Proba dos
Primeiro Orientador: Cury, Mariana Dominato Abrahão
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso I aborda as relações entre arquitetura, teatro e cenografia. O objetivo aqui proposto foi de um estudo teórico sobre os espaços destinados às artes do espetáculo teatral e suas conformações cênicas. Assim, foi abordado o papel do espaço como protagonista dos edifícios, lugares teatrais e cenografias, as atmosferas concebidas e já existentes, e a relação de tudo isso com os espectadores e usuários. Também, nesse sentido, estudou-se os diálogos entre realidade e imaginação, e as camadas de recepção, significação e percepção pelo ser humano, que existem tanto nas obras de arquitetura quanto nas encenações teatrais. Todos esses aspectos foram discutidos levando em consideração sua importãncia, na arquitetura e no teatro, tanto no processo de concepção e modificação, quanto no resultado final. A fenomenologia e a semiótica foram escolhidas como parte essencial do embasamento necessário para a compreensão e discussão dos temas, e assim cumprir o objetivo deste estudo.
Abstract: -
Palavras-chave: Teatro
Cenografia
Arquitetura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6374
Data do documento: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.