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dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710538Z0pt_BR
dc.creatorSilva, Izabela Ferreira e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8752279D4pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T12:12:34Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-03-15T12:12:34Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6349-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoSegundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança e/ou adolescente que tem seus direitos ameaços ou violados devido ao abandono, negligência dos responsáveis, abuso, mau trato ou em virtude de sua própria conduta está em situação de vulnerabilidade social. Afim de assegurar condições ao pleno desenvolvimento físico, social e psicológico destas crianças, são previstas, pelo ECA, as unidades de acolhimento institucional, que garantem acesso à moradia, saúde e educação, alimentação. O presente trabalho objetiva compreender quais são os tipos de instituições de acolhimento existentes, legislação vigente e perfil das crianças e adolescentes institucionalizados, afim de traçar diretrizes projetuais que auxiliem na elaboração de ambientes adequados ao pleno desenvolvimento. Para compreensão e categorização dos tipos de instituições de acolhimento, foi realizada uma revisão bibliográfica, através das plataformas CAPES, SCIELO e google acadêmico, por meio das palavras-chave: abrigo institucional, criança, adolescentes, acolhimento e abandono. Também foram realizados quatro estudos de caso, sendo dois a respeito de abrigos de permanência continuada, uma creche, e um último retratando um berçário. Os estudos foram apresentados para melhor entendimento do funcionamento das instituições, programa de necessidades atendido por cada uma, assim como suas particularidades. A partir das referências encontradas e estudos de caso realizados, nota-se a relevância e influência dos estimulantes ambientais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Conclui-se que a maioria das instituições são instaladas em edificações adaptadas ao uso, prejudicando a eficiência destes ambientes, maximizando os efeitos que a institucionalização prolongada pode causar nos indivíduos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbrigo institucionalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleInstituições de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: abrigo institucional para crianças de 0 a 6 anos de idadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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