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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Transição do regime ditatorial para a democracia: os efeitos desse processo e a importância da justiça restaurativa
Autor(es): Pereira, Jennifer Caroline dos Reis
Orientador: Silva, Leandro Oliveira
Miembros Examinadores: Rodrigues, Ellen Cristina Carmo
Miembros Examinadores: Almeida Neto, João Beccon de
Resumo: O presente trabalho visa analisar como a postura dos envolvidos em um processo de transição governamental pode afetar a relação que existe entre passado e presente, permitindo a perpetuação de injustiças no tempo. Pode-se perceber isso, quando do trânsito da ditadura para a democracia no Brasil, momento em que houve a prevalência do esquecer sobre o lembrar e o responsabilizar. Como principal consequência, a sociedade brasileira se encontra dividida e sem diálogo; razão pela qual, a melhor estratégia seria adotar modelos inovadores a fim de se restaurar as relações entre as pessoas, como o é a Prática Restaurativa.
Resumen : The present work aims to analyze how the attitude of those involved in a governmental transition process can affect the relationship between past and present, allowing the perpetuation of injustices. You can see that, when the traffic from dictatorship to democracy, at which point there was a prevalence of forgetting over remembering and responsabilization. As a result, the Brazilian society finds itself divided and does not dialogue; Therefore, the best strategy would be to implement innovative models in order to restore the relationships between people, in the likeness of the Restorative Practice.
Palabras clave : Ditadura
Democracia
Justiça restaurativa
Memória
Dictatorship
Democracy
Restorative justice
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6233
Fecha de publicación : 26-jun-2017
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



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