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Type: Dissertação
Title: A gestão da demanda por atendimento odontológico nas clínicas de ensino em odontologia: o caso da Faculdade de Odontologia da UFJF
Author: Almeida, Leandra Coimbra de
First Advisor: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Guimarães, Maria Aparecida Martins Baêta Guimarães
Resumo: A criação da Política Nacional de Saúde Bucal, no âmbito do Sistema Único de Saúde, em 2003, trouxe uma ampliação da oferta de serviços odontológicos à população usuária do SUS, sendo estabelecida a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária. Para implantação desta política pública, os estados e municípios devem fazer parte da Rede de Atenção à Saúde (RAS) onde a Atenção Primária é a principal porta de entrada para serviços especializados, visando à integralidade do cuidado, em um sistema de referência/contrarreferência. As clínicas de ensino em odontologia, por prestarem atendimentos odontológicos à população, também são consideradas como pontos de atenção da RAS, embora nem sempre de maneira formalizada. Diante disso, o presente trabalho foi norteado pela seguinte questão: Quais são os desafios na gestão da demanda por atendimento odontológico nas clínicas de ensino da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FO – UFJF)? Trata-se de um estudo de caso, no qual foram utilizadas duas abordagens: análise do material de encaminhamento de pacientes para tratamento na Faculdade de Odontologia da universidade Federal de Juiz de Fora (FO – UFJF), para verificação das unidades de saúde e municípios de origem; entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo de atendimento ao paciente e na gestão deste processo, para verificação dos principais problemas e perspectivas dos envolvidos no que tange ao problema da pesquisa. Constatou-se que em 2016 a FO – UFJF recebeu encaminhamentos de pacientes para tratamento odontológico de unidades de saúde e de municípios diversos; no entanto, nem sempre a Atenção Básica à Saúde foi a porta de entrada para os serviços prestados na instituição, não sendo adotado o sistema de referência/contrarreferência preconizado pela RAS. As entrevistas mostraram que o processo de atendimento ao paciente na FO – UFJF necessita de protocolos padronizados, visando uma definição clara da forma de acesso dos pacientes aos tratamentos odontológicos e uma melhor organização dos encaminhamentos e dos prontuários. Diante dos resultados, foi elaborado um Plano de Ação como proposta para organização da gestão da demanda e uma maior aproximação do processo de atendimento odontológico da FO – UFJF do SUS.
Abstract: The creation of the National Oral Health Policy, within the framework of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS), in 2003, brought expansion of dental services to the population using SUS, being established the Centres of Dental Specialties and Regional Laboratories of Dental Prothesis. For the implementation of this public policy, states and municipalities must be part of the Health Care Network (Rede de Atenção à Saúde - RAS) where the primary care is the main gateway to specialized services, aiming at the completeness of the care, through the reference and counterreference system. Dental school clinics are also considered as RAS points of attention, though not always in a formalized way. In the light of this, the present work was guided by the following question: What are the challenges in managing the demand for dental care in dental school clinics of the school of dentistry of Federal University of Juiz de Fora (Faculdade de Odontologia - FO / Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF)? The present work is a study case, which used two approaches: analysis of the referral material for patients seeking treatment at Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FO-UFJF), for verification of health units and municipalities; and interviews with the subjects involved in the process of patient care and in the management of this process, for verification of the main problems and perspectives of those involved in this research problem. It was noticed that in 2016 the FO-UFJF received referrals of patients for dental treatment from various health units and municipalities. However, not always primary care was the gateway to the services provided in the institution, not adopting the reference and counterreference system advocated by RAS. The interviews showed that the process of patient care at FO-UFJF requires standardized protocols, aiming at a clear definition of how patients access dental treatments and a better organisation of the referrals and patient records. The results obtained were confronted with the theoretical reference, which addressed two themes: Information Management and Demand Management in oral health services. Finally, a plan of action was prepared as a proposal for organizing of the demand management and a closer approximation of the process of dental care service at FO-UFJF of SUS.
Keywords: Ensino em odontologia
Sistema único de saúde
Gestão
Education in dentistry
Unified health system
Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: -
Program: -
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6178
Issue Date: 20-Dec-2017
Appears in Collections:PROQUALI - Dissertações



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