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dc.contributor.advisor1Perobelli, Fernando Salgueiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703617J2pt_BR
dc.contributor.referee1Betarelli Junior, Admir Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504399A4pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Suzana Quinet de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706949H3pt_BR
dc.contributor.referee3Chagas, André Luis Squarize-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742999Z5pt_BR
dc.creatorRocha, Ademir Antônio Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4892098J6pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T10:41:32Z-
dc.date.available2018-01-24-
dc.date.available2018-01-25T10:41:32Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6134-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to investigate the present and long-term spatial distribution of the logistic sector in Brazil. In order to do so, this study seeks to answer the following questions: i) how is the logistics sector organized in Brazil? Or is there evidence of logistic clusters? ii) what is the long-term perspective of this organization? To answer these questions, this work adopts the approaches developed in Fujita et al. (1999), Krugman (1991, 1998) and Krugman and Venables (1993, 1995), who make considerations about the location and formation of agglomerations of economic activities, to the point of inaugurating a line of research called New Economic Geography (NGE). The Logistic Potential Model (MPLog27), inspired by Krugman's Center-Periphery Model (1991), will serve as an analytical tool to verify the long-term spatialization of the logistics sector. The results point to a change in the locational pattern of the logistic-industrial sector in Brazil over the period analyzed (2015-2065). The states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul (in the South), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul and Goiás (in the Midwest), Pará and Tocantins (in the North), Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas and Sergipe (in the Northeast) are highlighted in relation to the others. This may be indicating a process of spatial convergence of the provision of logistics services to the industry. In contrast, there appears to be no spatial convergence of access to logistical services for agriculture. In this case, the forces act in the sense of conservation of existing clusters in the states of Minas Gerais and São Paulo.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é investigar a distribuição espacial presente e de longo prazo do setor logístico no Brasil. Para tanto, busca-se com este estudo dar respostas aos seguintes questionamentos: i) como está organizado espacialmente o setor logístico no Brasil? Ou melhor, há evidências de clusters logísticos? ii) qual a perspectiva de longo prazo dessa organização? Para responder a essas perguntas, este trabalho adota como núcleo teórico-metodológico as abordagens desenvolvidas em Fujita et al. (1999), Krugman (1991, 1998) e Krugman e Venables (1993, 1995), que tecem considerações sobre a localização e a formação de aglomerações das atividades econômicas, a ponto de inaugurarem uma linha de pesquisa denominada Nova Geografia Econômica (NGE). O Modelo de Potencial Logístico (MPLog27), inspirado no Modelo Centro-Periferia de Krugman (1991), servirá como ferramenta analítica para verificar a espacialização de longo prazo do setor logístico. Os resultados apontam uma alteração do padrão locacional do setor logístico-industrial no Brasil ao longo do período analisado (2015-2065). Os estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (na região Sul), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás (na região Centro-Oeste), Pará e Tocantins (na região Norte), Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe (na região Nordeste) ganham destaque em relação aos demais. Tal fato pode estar indicando um processo de convergência espacial da prestação de serviços logísticos voltados à indústria. Em contraste, parece não haver uma convergência espacial de acesso aos serviços logísticos voltados à agricultura. Nesse caso, as forças atuam no sentido de conservação dos clusters já existentes nos estados de Minas Gerais e São Paulo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDecisão locacionalpt_BR
dc.subjectClusters logísticospt_BR
dc.subjectNova geografia econômicapt_BR
dc.subjectLocational decisionpt_BR
dc.subjectLogistic clusterspt_BR
dc.subjectNew economic geographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDistribuição espacial dos serviços logísticos no Brasil: uma contribuição empírica à nova geografia econômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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