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dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1pt_BR
dc.contributor.referee2Brinati, Francisco Ângelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211004P6pt_BR
dc.creatorLima, Pedro Augusto Farnese de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243092A1pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T11:56:02Z-
dc.date.available2018-01-19-
dc.date.available2018-01-24T11:56:02Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6110-
dc.description.abstractThe information society, resulting from the advent of new technologies, represented a moment of important and decisive progress, in both individual and organizational communication. It is precisely on the organizational context that this study intends to focus, discussing the potentialities that the internet makes possible, with particular focus on the relevance of social networks as means of visibility and interaction, and universities, which represent spaces of culture and knowledge. Thus, this study seeks to identify ways of content production, appropriation of themes and mediated deliberation based on the Facebook publications of four federal universities: Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV) and São João del-Rei (UFSJ). Using hybrid content analysis as the methodology, the posts were categorized according to their format and subject; and interaction with internauts was discussed from the point of view of the quality of participation, in addition to the practices of "liking" and "sharing". As a hypothesis, we consider that the content produced works as instruments to provoke public debate, managing themes and subjects. Based on the analyses, it could be inferred that the universities use the social network for the visibility of knowledge produced in line with their goals recommended in their Institutional Development Plans (PDI). But the paradigm of dialogical communication interaction is not consistent with the reality found on fanpages. There is evidence of questioning of the Universities, suggestions, criticisms, personal judgments and verbal aggression that were ignored. These discussions are relevant because they reflect the issue of autonomy, both in publication of information and in the exchange between social actors and the institution, characteristics consistent with the possibilities arising from the expansion of cyberculture.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade da informação, fruto do advento das novas tecnologias, representou um momento de importantes e decisivos progressos, tanto na comunicação individual, como na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende centrar-se, ao discutir as potencialidades que a internet possibilita, tendo como particular enfoque a relevância das redes sociais, como meios de visibilidade e interação, e as universidades, que representam espaços de cultura e conhecimento. Assim, o presente trabalho busca apontar formas de produção de conteúdo, apropriação de temas e deliberação mediada a partir das publicações no Facebook de quatro universidades federais mineiras: Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV) e São João del-Rei (UFSJ). Usando como metodologia a análise de conteúdo híbrida, as postagens foram categorizadas a partir de seu formato e assunto; e a interação com os internautas foi problematizada sob a ótica da qualidade da participação, para além das práticas de “curtir” e “compartilhar”. Como hipótese, consideramos que os conteúdos produzidos funcionam como instrumentos de provocação ao debate público, agenciando temas e assuntos. A partir das análises, foi possível inferir que as universidades utilizam a rede social para a visibilidade do conhecimento produzido em sintonia com suas metas, preconizadas em seus Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI). Mas o paradigma da interação comunicacional dialógica não está coerente com a realidade encontrada nas fanpages. Há evidências de questionamentos apresentados às universidades, sugestões, críticas, julgamentos pessoais e agressões verbais que foram ignoradas. Essas discussões são relevantes porque refletem sobre a questão da autonomia, tanto na publicação de informação, quanto na troca entre os atores sociais e a instituição, características coerentes com as possibilidades advindas com a expansão da cibercultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectDeliberaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectDeliberationpt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleVisibilidade do conhecimento e deliberações públicas: uma análise das fanpages de universidades federais mineiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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