Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/608
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luciahelenadasilvajoviano.pdf5.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Pagú: escritos literários e inscrições históricas
Autor(es): Joviano, Lúcia Helena da Silva
Orientador: Faria, Alexandre Graça
Co-orientador: Silvestre, Osvaldo Manuel
Miembros Examinadores: Silva, Anderson Pires da
Miembros Examinadores: Santos, Claudete Daflon dos
Miembros Examinadores: Ribeiro, Gilvan Procópio
Miembros Examinadores: Dealtry, Giovanna Ferreira
Resumo: Patrícia Galvão (Pagú) participou ativamente do grupo dos antropófagos e tornou-se conhecida, apenas, como a musa do movimento. Depois da ausência e silêncio da oficial história política e literária brasileira, o mito Pagú mulher livre e rebelde propagou-se, contudo a sua importância política e análises que valorizem mais especificamente sua escrita ainda são poucas e o teor de sua vivência política aparece diluída em meio a questões voltadas para sua vida pessoal. Esta tese estuda a obra de Pagú, a partir de sua postura antropofágica de escrita e de vida, considerada linha de fuga das práticas discursivas de seu tempo. Para compreender a ilegibilidade de seus escritos, a análise enseja trazer à luz as tramas do saber-poder no qual a crítica literária e a história da literatura, estavam, naquele momento envoltas. Para tal, soma-se à análise genealógica e arqueológica, o estudo da riqueza visual expressa na materialidade de sua obra, em cuja, utilização gráfica/tipográfica incomun e diversa; na presença de elementos visuais e textuais entrelaçados; e em suas performances, representadas por seus heterônimos, verificam-se a composição de uma estética comprometida com o experimento, vinculado à vanguarda antropofágica, no qual o móbile para a criação são as „marcas‟ que por meio do „escreler‟ efetivam uma „escritacorpo‟.
Resumen : Patrícia Galvão (Pagú) actively participated in the group of cannibal modernists but became known only as the muse of the movement. After the silence of the official Brazilian political and literary history, the myth "Pagú free and rebellious woman" has spread, however, analyses highlighting her political importance and more specifically her writing are few and the content of her political experience appears diluted amidst questions related to her personal life. This thesis studies Pagú's work from her anthropophagic approach of writing and life, considered line of flight the discursive practices of her time. To understand the eligibility of her writings, the analysis entails bringing to light the plots of power-knowledge in which literary criticism and literary history were, at that moment, surrounded. To this end, adds to the archaeological and genealogical analysis, the study of visual richness expressed in the materiality of her work; unusual and diverse graphic/typesetting usage; the presence of interlaced visual and textual elements; and their performances, as represented by their heteronyms. Finally, there is the composition of an aesthetic committed to the experiment, linked to the anthropophagic the forefront, in which the mobile creates 'marks' that through the 'escreler' actualize a "bodywriting".
Palabras clave : Patrícia Galvão
Antropofagia Cultural
Modernismo
Materialidades da literatura
Patrícia Galvão
Cultural anthropophagy
Modernism
Materialities of literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/608
Fecha de publicación : 12-dic-2014
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.