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Tipo: Dissertação
Título: Docentes, relações de gênero e sexualidades: desdobramentos nas práticas pedagógicas
Autor(es): Gomes, Claudete Imaculada de Souza
Primeiro Orientador: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Rodrigues, Alexandro
Membro da banca: Castro, Roney Polato de
Membro da banca: Souza, Marcos Lopes de
Membro da banca: Rotondo, Margareth Sacramento
Resumo: Os temas relacionados às questões de gênero e sexualidades estão presentes na escola, formando sujeitos e atravessando o fazer docente todo o tempo. A convivência com a necessidade da discussão desses temas me trouxe para este trabalho. Como professora de ciências e biologia, despertou-me a vontade de ouvir docentes de outras áreas e conteúdos, em outros segmentos do ensino público. Esta pesquisa procurou perceber como tem se dado a abordagem dos temas relações de gênero e sexualidades; como a prática docente tem concebido essa temática; e de que maneira se tem discutido as questões nas escolas pesquisadas. Para tal, utilizei um questionário inicial, que me ajudou a definir as escolas campo e os participantes do segundo momento da pesquisa, na forma de encontros em grupos focais e entrevistas. Para análise das respostas dos questionários e falas, assumi a perspectiva pós-estruturalista de investigação; o que significa dizer que busquei trabalhar com as condições de emergência dos discursos, considerando que somos produtores e produtos deles. Assumindo a importância social da escola como produtora de conhecimentos específicos na construção de saberes por docentes e alunas/os, busquei perceber, através das respostas aos questionários e às conversas que, nas três escolas municipais de Juiz de Fora que receberam a pesquisa, os temas são discutidos de forma individual, partindo da iniciativa e decisão de cada professor/a. As escolas não possuem uma agenda de projetos que privilegiem essa discussão e episódios de preconceitos e discriminações acontecem no cotidiano da escola e podem partir de alunas/os e professores/as; e que os temas não têm sua relevância ainda reconhecida por toda a escola, devido à influência de movimentos conservadores que atuam procurando afastar tais discussões das salas de aula e demais espaços da escola. Conclui-se, temporariamente, este trabalho com a proposta de continuar a escuta dos atores e atrizes que compõem a escola para que possam conhecer melhor os temas em questão e também fazer conhecer mais suas práticas pedagógicas.
Abstract: Themes related to gender and sexuality issues are present in the school, forming subjects and going through the teaching profession all the time. The coexistence with the need to discuss these themes brought me to this work. As teacher of science and biology, rose up in me the desire to listen to teachers from other areas and contents in other segments of public education. This research sought to understand how has it given an approach to the themes of gender and sexualities; how has a teaching practice conceived this theme; and how have issues been discussed in the researched schools. To do this, I used an initial survey, which helped me to define the schools-field and the participants for the second stage of the research, consisting in focus group meetings and individual interviews. To analyze the answers of the initial survey and the speeches, I assumed the poststructuralist perspective of research; which means that I have tried to work with the emergency conditions of speeches, considering that we are their producers and their products. Assuming the social importance of the school as a producer of specific knowledge in the construction of knowledge by teachers and students, I sought to understand, through the answers to the surveys and conversations, that in the three municipal schools of Juiz de Fora that received the research, the themes are discussed individually, based on the initiative and decision of each teacher. The schools do not have an agenda of projects that privilege this discussion and acts of prejudice and discrimination occur in the daily life of the school and can rise from students or teachers; and that the themes are not yet recognized as relevant issues by the whole school, due to the influence of conservative movements that work to avoid such discussions in classrooms and other spaces of the school. This work is temporarily concluded with the proposal to continue listening to the actors and actresses that make up the school so that they can better understand the themes of gender and sexuality and also make their pedagogical practices better known.
Palavras-chave: Relações de gênero
Sexualidades
Educação
Gender relations
Sexualities
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6083
Data do documento: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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