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Clase: Dissertação
Título : As potencialidades de educação do projeto de extensão anatomia humana – apoio ao ensino fundamental e médio
Autor(es): Fonseca, Jéssica Francine de Carvalho
Orientador: Rodrigues, Angélica Cosenza
Miembros Examinadores: Jardim, Fernando Perlatto Bom
Miembros Examinadores: Puggian, Cleonice
Resumo: A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem se dedicado ao longo de sua existência ao fomento dos projetos de extensão universitária. O debate sobre a importância e o enfoque da extensão é um processo contínuo e que tem como escopo o estreitamento da relação entre universidade e sociedade. O problema social desse estudo se refere à aproximação entre a UFJF e a comunidade externa a ela através do projeto de extensão AH-AEFM. Frente a isso, este trabalho objetiva compreender quais são as contribuições pedagógicas relacionados ao projeto de extensão Anatomia Humana - Apoio ao Ensino Fundamental e Médio no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. O estudo foi feito através de uma análise qualitativa das entrevistas realizadas com a Pró-reitora de Extensão da UFJF, o Coordenador do Projeto de Extensão AH-AEFM, os dois atuais monitores do Projeto de Extensão AH-AEFM e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. As análises foram desenvolvidas tendo em vista o referencial teórico dos seguintes autores: Filho (2001 e 2010), Serrano (2007), Cruz et al. (2010), Gouvêa et al. (2001), Jacobucci (2008), Santos e Terán (2013), Vieira et al. (2014), Bonatto e Vasconcellos [2015], Marandino (2001), Saramago (2013), Nascimento (2013), Vasconcellos (2013) e Ribeiro e Ramos (2015). Feita as análises verificamos que, apesar dos esforços empreendidos para a manutenção do projeto de extensão AH-AEFM, falta planejamento das atividades desenvolvidas nos laboratórios anatômicos, o museu de Anatomia Humana ―Hildegardo Rodrigues‖ e seu acervo tem sido subutilizados e que concepção de suplementariedade continua a permear o projeto de extensão. Por fim, tendo em vista os resultados da pesquisa apresentamos um Plano de Ação Educacional cuja proposta é a criação de rotina de trabalho alternada para as intervenções dos monitores do projeto, a proposta de cadastramento do Museu de Anatomia Humana ―Hildegardo Rodrigues‖ junto ao IBRAM, a proposta de exposição de peças do acervo do museu de Anatomia Humana ―Hildegardo Rodrigues‖ no centro de ciências da UFJF, a proposta de debate semestral sobre a extensão universitária e sua atuação em parceria com os espaços formais de ensino, a proposta de curso de formação de mediadores e a proposta de exposição itinerante.
Resumen : The Federal University of Juiz de Fora (UFJF) has been dedicated throughout its existence to the promotion of university extension projects. The debate about the importance and the focus of extension is an ongoing process that has as its objective the narrowing of the relationship between university and society. The social problem of this study refers to the approximation between the UFJF and the external community to it through the AH-AEFM extension project. In view of this, this work aims to understand the pedagogical contributions related to the project Human Anatomy - Support to Elementary and Middle School in the Institute of Biological Sciences of UFJF. The study was carried out through a qualitative analysis of the interviews conducted with the UFJF Extension Pro-Rector, the AH-AEFM Extension Project Coordinator, the two current AH-AEFM Extension Project monitors and the Director of the Institute of Sciences Biological Sciences of UFJF. The analyzes were developed according to the theoretical framework of the following authors: Filho (2001 and 2010), Serrano (2007), Cruz et al. (2010), Gouvêa et al. (2001), Jacobucci (2008), Santos and Terán (2013), Vieira et al. (2014), Bonatto and Vasconcellos (2015), Marandino (2001), Saramago (2013), Nascimento (2013), Vasconcellos (2013) and Ribeiro e Ramos (2015). The analysis showed that, despite the efforts made to maintain the AH-AEFM extension project, there is a lack of planning of the activities carried out in the anatomical laboratories, the Human Anatomy Museum "Hildegardo Rodrigues" and its collection have been underutilized and that the concept of supplementarity continues to permeate the extension project. Finally, in view of the results of the research, we present an Educational Action Plan whose proposal is the creation of an alternating work routine for the interventions of the project monitors, the proposal for the registration of the Human Anatomy Museum "Hildegardo Rodrigues" IBRAM, the proposal for the exhibition of pieces from the collection of the Human Anatomy Museum "Hildegardo Rodrigues" at the UFJF science center, the proposal for a semiannual debate on university extension and its performance in partnership with the formal educational spaces, the proposal of training course for mediators and the proposed itinerant exhibition.
Palabras clave : Educação não formal
Extensão universitária
UFJF
Non-formal education
University extension
UFJF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6082
Fecha de publicación : 11-jul-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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