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Type: Dissertação
Title: Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção assistida por computador para redução do consumo de álcool
Author: Martins, Leonardo Fernandes
First Advisor: Ronzani, Telmo Mota
Referee Member: Sartes, Laisa Marcorela Andreoli
Referee Member: Colugnati, Fernando Antônio Basile
Referee Member: Lopes, Rodrigo Teixeira
Referee Member: Silva, Eroy Aparecida da
Resumo: As consequências negativas associadas como o consumo excessivo de álcool contribuem para o surgimento de diversos prejuízos para a saúde. Estratégias de prevenção oferecidas por internet para redução de consumo de álcool podem ser efetivas neste contexto. Objetivo: Desenvolver e avaliar uma intervenção por internet de código aberto e de sessão única para redução do consumo de álcool. Método: Para tanto, foi realizada uma breve revisão narrativa da literatura descrevendo o contexto de uso de ferramentas de e-saúde, as quais incluem as intervenções por internet, para abordar problemas relacionados ao consumo de substâncias. Após esta apresentação geral do campo, descreve-se o processo de desenvolvimento da intervenção, seguindo um conjunto de passos que articula quatro fases (pré-alfa, alfa, beta e divulgação final) relacionadas à construção dos conteúdos ativos da intervenção. Através de um grupo focal as opiniões de potenciais usuários foram consideradas em cada uma destas etapas, assim como a avaliação de especialistas da área. A versão final da intervenção teve o seu código fonte disponibilizado para acesso gratuito. Em um segundo momento, através de um estudo piloto, a versão final do programa foi avaliada por meio de um estudo descritivo que investigou as estratégias de recrutamento, perfil de uso e adesão à intervenção. As estratégias de recrutamento adotadas foram capazes de atrair 30.158 visitantes, destes, um total de 22.258 iniciaram sua avaliação do consumo de álcool, sendo que 94,2% faziam consumo de bebidas alcoólicas. Atendiam aos critérios de inclusão inicial um total de 14.263 participantes que receberam o retorno dos seus resultados e foram convidados à utilizarem a intervenção. Um total 610 participantes aceitaram participar. Dados demográficos, padrão de consumo de álcool e uso dos componentes da intervenção são apresentados. Conclusões: Os resultados indicam que a intervenção foi adequada para realização de rastreio dos problemas relacionados ao consumo de álcool, atingindo um importante contingente populacional. O interesse em mudar o comportamento de beber entre estes participantes parece ser baixo, dado a grande taxa de desistência após o convite. O potencial de aprimoramento e uso desta intervenção para estudos futuros que visem avaliar a sua efetividade é discutido. Conclui-se que as etapas de desenvolvimento e avaliação permitiram preencher a lacuna reconhecida na literatura, mas que avanços precisam ser feitos a partir dos resultados aqui encontrados.
Abstract: The negative consequences associated with heavy alcohol consumption contribute to the appearance of several health problems. Prevention strategies delivered on the internet to reduce alcohol consumption can be effective in this context. Objective: To develop and evaluate an open source and single session web-based intervention to reduce alcohol consumption. Method: A brief narrative review of the literature was carried out describing the context of using e-health tools, which include web-based interventions, to address substance abuse related problems. After this general presentation of the field, the process of development of the intervention is described, following a set of steps that articulate four phases (pre-alpha, alpha, beta and final disclosure) related to the construction of the active contents of the intervention. Through a focus group the opinions of potential users were considered in each of these stages, as well as the evaluation of specialists in the field. The final version of the intervention had its source code made available for free access. In a second moment, through a pilot study, the final version of the program was evaluated through a descriptive study that investigated the strategies of recruitment, use profile and adherence to the intervention. The recruitment strategies adopted were able to attract 30,158 visitors, of whom, a total of 22,258 started their evaluation of alcohol consumption, with 94.2% consume alcoholic beverages. A total of 14,263 participants who received the return of their results and were invited to use the intervention met the initial inclusion criteria. A total of 610 participants agreed to attend. Demographic data, pattern of alcohol consumption and use of intervention components are presented. Conclusions: The results indicate that the intervention was adequate for the screening of problems related to alcohol consumption, reaching an important population contingent. The interest in changing drinking behavior among these participants seems to be low given the high dropout rate after the invitation. The potential for improvement and use of this intervention for future studies aimed at evaluating its effectiveness is discussed. It is concluded that the stages of development and evaluation have made it possible to fill the gap recognized in the literature, but that advances must be made from the results found here.
Keywords: Prevenção
Álcool
Intervenção breve
Computador
Internet
Prevention
Alcohol
Brief Intervention
Computer
Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6076
Issue Date: 2-Jun-2017
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia (Teses)



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