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Clase: Tese
Título : Pra que eu tenho de ir à escola?... Com a palavra os praticantes do cotidiano escolar...
Autor(es): Cavaliere, Gláucia de Cássia Magalhães da Silva
Orientador: Marques, Luciana Pacheco
Miembros Examinadores: Fleuri, Reinaldo Matias
Miembros Examinadores: Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: Esta tese apresenta como foi desenvolvida a pesquisa, a qual visou a “narrar, do ponto de vista da professoracoordenadorapesquisadora, o cotidiano de uma escola municipal situada em comunidade da periferia de Juiz de Fora, no que se refere ao processo de inter-relacionamento dos diferentes significadossentidos sobre a educação, em contexto de multiplicidade de alunos e alunas, construídos pelos atores praticantes do cotidiano escolar – professores, professoras, alunos, alunas, pais, mães e responsáveis”. O estudo teve como proposta metodológica a pesquisa no/do/com o cotidiano, em que foram empregadas duas de suas modalidades – a investigação narrativa, por meio de rodas de conversas com professores, professoras, alunos, alunas, pais, mães e responsáveis, e as observações livres do cotidiano escolar –, ambas realizadas no âmbito da escola escolhida. Para desenvolver este estudo, foi necessário, como ponto de partida, compreender o processo de (re)construção de significadossentidos por parte dos indivíduos, buscando apoio nas teorias de Alexei Nikolaevich Leontiev, Charles Sanders Peirce, Lev Semenovitch Vygotsky, Lourdes Meireles Leão e Mônica de Fátima Batista Correia. Após, foram apreciados os significadossentidos sobre a educação na visão de Antônio Joaquim Severino, Daniel Thin, Marisa Vorraber Costa, Michael Young, Miguel Arroyo, Nilda Guimarães Alves, Paulo Sgarbi, Regina Leite Garcia e Vera Maria Ferrão Candau. As teorias sobre a educação em contexto de multiplicidade de alunos e alunas, a educação inclusiva e a educação intercultural foram buscados principalmente em Abdeljalil Akkari, Ana Canen, David Rodrigues, Luciana Pacheco Marques, Mel Ainscow, Mônica Pereira dos Santos, Reinaldo Matias Fleuri e Tony Booth. Foi observado que, no cotidiano da escola, os atores praticantes da comunidade escolar criam diferentes significadossentidos sobre a educação em geral, e que esta inter-relação de significadossentidos pode influenciar o processo de ensinoaprendizagem. As professoras destacam a importância da construção de conhecimentos pelos alunos e alunas, para que estes sejam formados para um tempo futuro. Entretanto, elas não vinculam esta construção com o tempo presente, intensivo, vivido por seus alunos e alunas, e com a vida fora da escola. Os alunos e alunas, assim como seus pais, mães e responsáveis, concebem a educação escolar como tendo a finalidade de propiciar aos estudantes “ser alguém na vida”, vinculando esta expressão à acepção de ter um bom emprego no futuro ou de mudar suas condições de vida. Os alunos e alunas vivenciam o presente intensamente, valorizando as atividades lúdicas, os jogos, as brincadeiras e as amizades, pensando e vivenciando o tempo presente. Sabem da importância dos conhecimentos, porém não os correlacionam às suas vidas. Os currículos praticados refletem esse contexto, mostrando a necessidade de atenderem aos anseios dos praticantes e de trazerem “a vida para dentro da escola”, e ressaltando a importância do diálogo e da parceria entre alunos e alunas, famílias e escola para ressignificar estes currículos, considerando os diferentes significadossentidos que os praticantes têm sobre a educação.
Resumen : This thesis presents how the research was developed, which aimed to "narrate, from the point of view of the teachercoordinatorresearcher, the daily life of a municipal school located in a community on the outskirts of Juiz de Fora, as far as the inter-relationship of different meanings about education, in the context of multiplicity of students, built by the practicing actors of school life – teachers, students, parents, mothers and guardians. The study had as a methodological proposal the research in/with/on the daily life, in which two of its modalities were used – narrative investigation, through means of conversations with teachers, students, parents, mothers and guardians, and the free observations of daily school life –, both carried out within the chosen school. In order to develop this study, it was necessary, as a starting point, to understand the process of (re)construction of meanings-sensed by the individuals, seeking support in the theories of Alexei Nikolaevich Leontiev, Charles Sanders Peirce, Lev Semenovitch Vygotsky, Lourdes Meireles Leão and Monica de Fátima Batista Correia. Afterwards, the meanings-sensed about education in the vision of Antônio Joaquim Severino, Daniel Thin, Marisa Vorraber Costa, Michael Young, Miguel Arroyo, Nilda Guimarães Alves, Paulo Sgarbi, Regina Leite Garcia and Vera Maria Ferrão Candau were analyzed. The theories on education in the context of multiplicity of students, inclusive education and intercultural education were sought mainly in Abdeljalil Akkari, Ana Canen, David Rodrigues, Luciana Pacheco Marques, Mel Ainscow, Mônica Pereira dos Santos, Reinaldo Matias Fleuri and Tony Booth. It was observed that, in the daily life of the school, the practitioners of the school community create different meanings-sensed about education in general, and that this inter-relation of meanings-sensed can influence the process of teaching and learning. The teachers emphasize the importance of the construction of knowledge by the students, so that they are formed for a future time. However, they do not link this construction with the present time, intensive, lived by their students, and with the life outside the school. Students, as well as their parents and guardians, conceive of school education as having the purpose of providing students with "being someone in life", linking this expression to the idea of having a good job in the future or changing their conditions of life. The students enjoy the present intensely, valuing the play activities, the games, child plays and the friendships, thinking and experiencing the present time. They know the importance of knowledge, but do not correlate it with their lives. The curricula practiced reflect this context, showing the need to attend the students' wishes and to bring "life inside the school", and stressing the importance of dialogue and partnership between students, families, and school to re-signify these curricula, considering the different meanings-sensed that practitioners have about education.
Palabras clave : Multiplicidade
Educação inclusiva
Interculturalidade
Significados
Sentidos
Multiplicity
Inclusive education
Interculturality
Meanings
Senses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6072
Fecha de publicación : 14-dic-2016
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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