Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6023
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
delciofernandodarocha.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A atuação do núcleo de tecnologia educacional de Caratinga: uma análise a partir da realidade de quatro escolas estaduais de sua circunscrição
Author: Rocha, Delcio Fernando da
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Bruno, Adriana Rocha
Referee Member: Ferreira, Marcello
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo principal deste estudo é analisar os desafios que dificultam a atuação do Núcleo de Tecnologia Educacional de Caratinga (NTE) junto às escolas da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga (SRE Caratinga) para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Atualmente as tecnologias estão presentes nas escolas públicas estaduais, que contam com equipamentos distribuídos por iniciativa de Programas dos Governos Federal e Estadual. O NTE se destaca nesse contexto por atuar diretamente com as escolas no desenvolvimento de ações relacionadas à manutenção dos equipamentos e, sobretudo, à capacitação docente para o uso pedagógico dos recursos tecnológicos, entretanto, esse trabalho vem enfrentando dificuldades que comprometem os resultados esperados. Nesse sentido, esta dissertação propõe realizar uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso em quatro escolas representativas do município de Caratinga, selecionadas por meio de critérios específicos, para responder a seguinte questão: Quais estratégias o NTE de Caratinga pode adotar para aprimorar o atendimento pedagógico às escolas estaduais da circunscrição da SRE? No intuito de trazer respostas a essa indagação, optou-se pela ida a campo por compreendermos a importância de se conhecer a realidade das escolas, e, a partir disso, propor ações que estejam em sintonia com as suas necessidades. A pesquisa empírica foi realizada por meio de questionários aplicados aos professores e de entrevista semiestruturada com a coordenadora do NTE de Caratinga e com os diretores das escolas selecionadas. A análise dos dados obtidos mostrou que as TIC não são utilizadas de maneira sistemática pelos professores em sua prática pedagógica. Os resultados da pesquisa aliados aos referenciais teóricos que discutiram os eixos relacionados ao uso das TIC e à formação continuada dos professores serviram de base para a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), o qual contém um conjunto de proposições que pretende dinamizar a atuação do NTE junto às escolas, contribuindo dessa forma para a inserção das TIC como instrumentos de aprendizagem.
Abstract: This thesis has been developed within the scope of the Professional Master of Management and Assessment of Public Education (PPGP) in the Center for Public Policies and Educational Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This study is mainly aimed at analyzing the challenges that hinder the practice of the Educational Technology Center of Caratinga (NTE) with the schools within the range of the Regional Education Board of Caratinga (SRE Caratinga) towards the usage of Information and Communication Technologies (TICs). The technologies are currently present in state schools, which have been granted with equipment distributed by Federal and State Governmental Programs. The NTE stands out in this scenario for working directly with the schools at developing actions related to equipment maintenance, and most importantly, to teaching teachers how to use technological resources pedagogically. However, this effort has been facing difficulties that undermine the expected results. In this sense, this thesis proposes a qualitative study based upon a case study in four schools representing the town of Caratinga. These schools were selected by means of specific criteria in order to answer the question: “Which strategies can be adopted by the NTE/Caratinga in order to improve pedagogical service in state schools within the SRE range?” Aiming to bring answers to this question and considering the importance of understanding the reality of the schools, we went into the field to propose actions that are in accordance with their necessities. The empirical research was carried out through questionnaires applied to the teachers, and through a semi-structured interview with the NTE/Caratinga’s coordinator and the principals of the schools selected. The analysis of the data obtained showed that the TICs have not been used systematically by teachers in their pedagogical practice. The results from this study associated with the theoretical frameworks that discussed the axes related to the use of TICs and the continued training of teachers were the basis for developing the Education Action Plan (PAE), which contains a set of propositions to foster the NTE practice with schools, thus contributing to the incorporation of the TICs as learning tools.
Keywords: Tecnologias de informação e comunicação
Formação continuada
Núcleo de tecnologia educacional
Information and communication technologies
Continued teacher’s training
Educational technology center
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6023
Issue Date: 28-Jul-2017
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.