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Type: Dissertação
Title: Política de formação continuada da SEDUC/AM: estratégias para a garantia de acesso dos professores aos cursos de 40 horas
Author: Santarém, Estrela Dinamar Vinente
First Advisor: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Machado, Jane do Carmo
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisa o acesso dos professores alocados nos municípios do interior do Amazonas aos cursos de 40 horas oferecidos pelo Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN) e tem por objetivo geral investigar os fatores que dificultaram esse acesso no período de 2011 a 2015, uma vez que a oferta/realização dos cursos nos municípios foi muito baixa em relação à previsão. Nesse propósito, o trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo descreve o caso de gestão e traz uma breve abordagem sobre a formação continuada no Brasil e na rede estadual de ensino do Amazonas, bem como descreve a estrutura da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM) e do CEPAN. O segundo capítulo apresenta a análise do caso sob a ótica da importância da formação continuada e dos saberes docentes necessários ao fazer pedagógico, defendidos por estudiosos como Freire (1996, 2001), Gadotti (2003), Nóvoa (2009), Tardif (2010), Pimenta (1999), Saviani (1996), Imbernón (2009, 2010) e Romanowski (2007), centrados nos dois eixos da investigação, a previsão-oferta/realização dos cursos e o acesso dos professores alocados no interior do estado aos cursos. Quanto à metodologia, utilizou-se o estudo de caso e a pesquisa qualitativa por se tratar de um fenômeno social inserido em um contexto real e possibilitar a interação com os envolvidos no processo para uma melhor descrição e análise do caso. A coleta das evidências foi realizada por meio de um grupo focal, do qual participaram nove formadores, de entrevista com a Diretora e a Gerente de Formação do CEPAN e de questionário aplicado a professores de 13 municípios do estado que receberam os cursos de 40 horas, dos quais obtivemos 189 respostas. Os dados obtidos por meio desses instrumentos serviram de base para a discussão do fenômeno e a proposição de quatro ações para intervir no problema, delineadas no terceiro capítulo do estudo no Plano de Ação Educacional (PAE). Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho, destacando os desafios enfrentados na sua realização, bem como o que se espera com a implementação das ações, além de indicativos para possíveis estudos sobre o tema.
Abstract: The present dissertation was developed within the Professional Master's Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzes the access of the professionals allocated in the municipalities of Amazonas countryside to the 40-hour courses offered by the Vocational Training Center Pe. José Anchieta (CEPAN) and the main objective investigates the factors that hindered this access in the period from 2011 to 2015, given that offer/realization the courses in the municipalities was very low in relation to the forecast. In this purpose, the work is divided into three chapters. The first chapter describes the case study and provides a brief outline of continuing education in Brazil and in the state of school system of Amazonas, as well as describing the structure of the Department State of Education and Quality of the Education from Amazonas (SEDUC/AM) and the CEPAN. The second chapter presents an analysis of the case study from the point of view of the importance of continuing education and the knowledges necessary for pedagogical work, defended by scholars such as Freire (1996, 2001), Gadotti (2003), Nóvoa (2009), Tardif (2010), Pimenta (1999), Saviani (1996), Imbernón (2009, 2010), which are centered in the two focal points of research, forecasting-offer/realization the courses and access of teachers of the municipalities interior of the state to courses. As methodology, it was used the case study and the qualitative research, because it is a social phenomenon inserted in a real context and enable interaction with those are involved in the process for a better description and analysis of the case. The gathering of evidence was carried out through a focus group with nine teachers, who work with formation; interview with the Director and the Manager of formation of CEPAN; and the application of survey to teachers from 13 municipalities of the state that received the 40-hour courses, from which we obtained 189 responses. The data obtained through these instruments served as a basis for the discussion of the phenomenon and the proposition of four actions to intervene in the problem, outlined in the third chapter of the study in which we present the Plan of Educational Action (PAE). Finally, the final considerations of the study are presented, highlighting the challenges faced in the accomplishment of this work, as well as what is expected with the implementation of the actions and indicatives for possible studies on the subject.
Keywords: Formação continuada
Previsão e oferta de cursos
Formação de professores
Continuing education
Forecast and Offer of courses
Teachers training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6018
Issue Date: 22-Sep-2017
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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