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Tipo: Tese
Título: Murilo Mendes em diálogo: intertextualidades
Autor(es): Silva, Maria Laura Muller da Fonseca e
Primeiro Orientador: Rocha, Enilce Albergaria
Co-orientador: Almeida, Lílian Pestre de
Membro da banca: Ribeiro, José Luiz
Membro da banca: Georgopoulos, Cândida
Membro da banca: Silva, Teresa Cristina Cerdeira da
Membro da banca: Alves, Ida Maria Santos Ferreira
Resumo: A tese explora o conceito da intertextualidade, um dos princípios básicos da teoria formulada por Roland Barthes, Julia Kristeva e da interdiscursividade de M. Bakhtin, a fim de identificar e analisar diálogos da poética de Murilo Mendes com a de outros artistas e poetas, desenvolvidos em três eixos: o sagrado, a arte e o mito. Começando pelo nome feminino Berenice, investiga como o tema do sagrado se revela a partir da musa, fio condutor da primeira parte da pesquisa, que retoma as relações do poeta com Ismael Nery e Adalgisa Nery. A seguir, volta-se ao adágio horaciano Ut pictura poesis para explorar processos intertextuais que englobam não apenas citação, mas ainda metalinguagem, paráfrase e encaixes (mise en abyme e ekphrasis). Nessa segunda parte, a reflexão voltada para a arte, por meio de imagens literárias e pictóricas de traços estilísticos e processos de composição, tem como corpus Murilo Mendes, Ismael Nery, Vieira da Silva e Arpad Szenes. Por fim, calcada na comparação da obra poética de Maria da Saudade Cortesão Mendes com a de Murilo Mendes, a última seção aborda a reescrita literária do mito, processo recorrente na literatura contemporânea, além de procurar dar visibilidade à poesia de Saudade Cortesão, deixada à sombra pela crítica atual. Em linhas gerais, a tese evidencia a intertextualidade como recurso teórico que afirma, acima de tudo, o caráter profuso da poesia de Murilo, que se quis carregada de referências culturais diversas.
Abstract: The thesis explores the concept of intertextuality, one of the basic principles of theory formulated by Roland Barthes, Julia Kristeva and M. Bakhtin’s interdiscusivity, in order to identify and analyze dialogues of the poetics of Murilo Mendes with that of other artists and poets, developed in three axes: the sacred, art and myth. Beginning with the feminine name Berenice, it investigates how the theme of the sacred reveals itself from the muse, the guiding thread of the first part of the research, that resumes the relations of the poet with Ismael Nery and Adalgisa Nery. Next, it turns to the horacian adage Ut pictura poesis to explore intertextual processes that encompass not only citation, but still metalanguage, paraphrase, mise en abyme and ekphrasis. In this second part, the reflection directed towards the art through literary and pictorial images of stylistic traits and composition processes, has as corpus Murilo Mendes, Ismael Nery, Vieira da Silva and Arpad Szenes. Finally, based on the comparison of the poetic work of Maria da Saudade Cortesão Mendes with that of Murilo Mendes, the last section deals with the literary rewriting of the myth, to seek to give visibility to the poetry of Saudade Cortesão, left in the shade by the current critics. In general terms, the thesis highlights that intertextuality is a theoretical resource that affirms, above all, the profuse character of Murilo's poetry, which was loaded with diverse cultural references.
Palavras-chave: Intertextualidade
Amizade
Poesia
Pintura
Intertextuality
Friendship
Poetry
Painting
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6005
Data do documento: 25-Set-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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