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Clase: Dissertação
Título : Família e escola: estudos de uma relação (in)delicada a partir das relações de gênero
Autor(es): Souza, Raquel Santiago de
Orientador: Auad, Daniela
Miembros Examinadores: Uziel, Anna Paula
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: A presente pesquisa busca conhecer a relação entre família e escola, através da análise de um conjunto de documentos escolares cujo objetivo é a comunicação com as famílias de estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) até o final do Ensino Médio – os conhecidos bilhetes escolares, em conjunto com a análise de reuniões. Esses dados foram cruzados com informações de documentos oficiais da educação e o levantamento bibliográfico. Foi utilizado também a ficha de matrícula que as responsáveis preenchem quando vão matricular seus dependentes e a análise de reuniões presenciais entre as escolas e as responsáveis por alunas, análise essa com inspirações etnográficas. Cumpre destacar que a presente pesquisa justifica sua importância na atual conjuntura do Brasil, no qual está em voga à disputa sobre modelos de família, currículos escolares e as perspectivas políticas no interior das escolas. São representações disso: o movimento escola sem partido (ONG que articula propostas para cercear o que professoras devem ensinar em suas salas. Proibir debates sobre gênero é uma das principais propostas.), o debate da “ideologia de gênero” (Nome em que fundamentalistas religiosos dão às questões relacionadas a gênero e sexualidade), e as disputas em torno do estatuto da família (PL 6583/2013 – Autor: Anderson Ferreira PR/PE). Soma-se a essas propostas conservadoras a recente proposta de reforma do Ensino Médio (Medida que pretende segmentar disciplinas por áreas, transformar o ensino em horário integral) que foi apresentada a sociedade por meio de medida provisória (MP 746/16). Torna-se necessário enfatizar que essas medidas de ataque às trabalhadoras brasileiras representam uma parte da conjuntura. Ações de resistência e luta estão acontecendo sistematicamente em várias partes do Brasil. São exemplos dessas lutas: as escolas básicas ocupadas, assim como reitorias de universidades, além de atos e protestos constates como forma de denúncia dessa situação de ataque a direitos conquistado.
Resumen : This research aims to investigate the relationship between family and school, analyzing a set of school documents that aim to communicate with the families of students of the second cycle of Elementary School (6th to 9th grade) until the end of High School – the well-known school letters, along with the analysis of meetings.These data were cross-referenced with information from official education documents and the bibliographic research.It was also used the enrollment form that parents fill in when they enroll their dependents and the analysis of face-to-face meetings between the schools and those responsible for female students, an analysis with ethnographic inspirations. It should be noted that this study justifies its importance in the current Brazilian context, in which the dispute over family models, school curricula and political perspectives within schools is in vogue. Some representations of thisare: the “School Without Party” movement (an NGO that articulates proposals to curtail what teachers should teach in their classrooms. The prohibition of debates on gender themes is one of the main proposals), the debate on "gender ideology" (the nameReligious fundamentalists useto label issues related to gender and sexuality), and disputes over the Family Statute (PL 6583/2013 - Author: Anderson Ferreira PR / PE).Added to these conservative proposals is the recent proposal for the reform of secondary education (that intends to segment disciplines by areas and to transform teaching to full time activity) that was presented to society by means of a provisory act (MP 746/16). It becomes necessary to emphasize that these attack acts to the Brazilian worker women represent a part of the conjuncture. Acts of resistance and struggle are going on systematically in various parts of Brazil. Some examples of these struggles are: the occupied schools, as well as university rectors, and also acts and protests as a way of denouncing this attackto conquered rights.
Palabras clave : Família
Escola
Relações de gênero
Family
School
Gender relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5996
Fecha de publicación : 31-mar-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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