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Type: Dissertação
Title: Programa de avaliação de desempenho dos técnicoadministrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora: uma análise dos desafios na construção do plano de metas
Author: Pereira, Maurício Policiano
First Advisor: Barone, Paulo Monteiro Vieira Braga
Referee Member: Sanabio, Marcos Tanure
Referee Member: Guimarães, Paulo Rogério Araújo
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão estudado aborda o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores TécnicoAdministrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROADES), com ênfase na análise dos desafios na construção dos Planos de Metas em cada uma de suas Unidades. O Programa tem como propósito avaliar o desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no alcance de metas individuais pactuadas juntamente à sua equipe de trabalho. As metas individuais devem estar relacionadas à participação em projetos e/ou melhorias dos processos das atividades inerentes ao cargo que ocupam, indo ao encontro das metas setoriais e institucionais. O Programa, instituído em 2007, vivenciou seu 7º ciclo no ano de 2016 e, mesmo após nove anos de sua implementação, ainda apresenta desafios por parte dos dirigentes e TAEs na elaboração de metas efetivas. A pactuação das metas é o fio condutor do PROADES, pois é a partir desse momento que as demais fases serão desenvolvidas, o que permitirá a avaliação do mérito quanto ao desempenho de cada servidor TAE no alcance dos resultados almejados. A construção de um Plano de Metas ineficaz compromete as demais fases e a finalidade do Programa, que é promover a melhoria contínua dos serviços públicos prestados e o desenvolvimento pessoal e institucional. Portanto, a pergunta que envolve esta pesquisa é: como a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas pode contribuir para o aprimoramento da construção do Plano de Metas das Unidades de Avaliação? Em busca da resposta deste caso de gestão, apresentamos como objetivos para esta pesquisa: i) a descrição da implementação do PROADES na UFJF para compreender os desafios evidenciados na construção, pelos servidores, de um Plano de Metas efetivo; ii) a análise dos problemas do caso de gestão por meio dos documentos produzidos pela implementação do Programa e da bibliografia que abrange este tema, assim como de dados coletados por meio da pesquisa de campo; iii) apresentar um Plano de Intervenção que indique soluções que possam contribuir para o saneamento do problema. Como metodologia de pesquisa, realizamos a análise documental, bibliográfica, entrevistas com TAEs participantes do 7º ciclo, bem como aplicamos questionários aos TAEs da UFJF. Como referencial teórico, elencamos as contribuições de Lucena, Arellano, Chiavenatto e outros acerca do estudo da avaliação de desempenho. Os dados apresentados pela pesquisa resultaram em um Plano de Metas que se pautou na atualização da sistematização da construção do Plano de Metas e capacitação contínua dos servidores para participação no PROADES.
Abstract: The present dissertation was developed under the Professional Masters Degree in Management and Evaluation of Public Education of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora. The management case studied dealt with the Performance Evaluation Program of the Administrative Technicians in Education of the Federal University of Juiz de Fora (PROADES), emphasizing on the analysis of the challenges in the construction of the Goal Plan in each of its units. The purpose of the Program is to evaluate the performance of the administrative technicians in education (TAEs) in achieving individual goals agreed with their work team. The individual goals should be participation in projects and / or improvements in the process of the activities inherent to the position they occupy, meeting sectoral and institutional goals. The Program, established in 2007, experienced its 7th cycle in 2016, and even after nine years of its implementation, still presents challenges on the leaders’ part and TAEs regarding the elaboration of effective goals. The goals agreement is the guiding principle of PROADES, since the moment the other phases will be developed, will allow the evaluation of the merit regarding the performance of each TAE server in reaching the desired results. The construction of an ineffective Goal Plan compromises the other phases and purpose of the Program, which is to promote the continuous improvement of public services provided, personal and institutional development. Therefore, the question that surrounds this research is: how the Pro-Rectorate of People Management can contribute to the improvement of the Goal Plan construction of the Evaluation Units? In order to answer this management case, we present as objectives of this research: i) the description of the implementation of PROADES in the UFJF to understand the challenges evidenced in the construction, by the servants, of an effective Goal Plan; ii) the analysis of the problems of the management case, through the documents produced by the implementation of the Program and the literature that covers this topic, as well as data collected through field research; iii) present an Intervention Plan that indicates solutions that can contribute to solve the problem. As a research methodology, there were documentary analysis, interviews with certain TAEs participating in the 7th cycle, and a questionnaire application to the UFJF TAEs. As a theoretical framework, we select Lucena, Arellano, Chiavenatto and many others dedicated to performance evaluation. The data presented by the research resulted in a Plan of Goals that was based on updating the systematization of the construction of the Plan of Goals and continuous training of servers for participation in PROADES.
Keywords: Avaliação de desempenho
PROADES
Técnico-administrativo em educação
Universidade Federal de Juiz de Fora
Performance evaluation
PROADES
Technical-administrative in education
Juiz de Fora Federal University
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5944
Issue Date: 22-Sep-2017
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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