Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5932
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rafaelaterezadeoliveirasobrinho.pdf535.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O papel do professor: um experimento de transmissão a partir do desejo
Autor(es): Oliveira Sobrinho, Rafaela Tereza de
Orientador: Fontes, Ana Maria Moraes
Miembros Examinadores: Lima, Nádia Laguárdia de
Miembros Examinadores: Santos, Ilka Shcapper
Resumo: O presente trabalho nasce da minha experiência como professora de Artes da rede pública de ensino brasileira. No meu percurso, pude vivenciar uma série de experiências educacionais que me despertaram para a urgência de se discutir o papel do professor na aprendizagem do aluno, somando-se a isso todos os mal-estares e (im)possibilidades que podem ocorrer nessa trajetória. A questão que impulsiona esta busca é: qual o papel do professor no despertar do desejo do aluno pelo saber? O caminho escolhido para essa jornada são os escritos de Freud e os estudos feitos por outros autores que contemplam as aproximações entre Educação e Psicanálise. O primeiro passo que conduziu o caminhar desta pesquisa foi uma experimentação feita em minha sala de aula. Nessa “experimentação”, busquei promover uma mudança na minha postura como professora na esperança de que essa mudança pudesse contaminar meus alunos e resultar em uma modificação em seu interesse nas aulas. Porém, considerei essa experimentação um fracasso do ponto de vista dos resultados esperados, mas um sucesso por outro prisma, pois me possibilitou refletir mais profundamente sobre minhas possibilidades e impossibilidades como professora. Este trabalho reforça a importância da transferência e autoridade na relação educativa, mas destaca em especial o desejo como o catalizador de tudo que se produz, que se inventa e reinventa, e torna possível essa (e qualquer) caminhada.
Resumen : This work comes from my experience as a teacher of Arts in the Brazilian public education. In my journey, I could experience a series of educational experiences that awoke me to the urgency of discussing the teacher's role in student learning, adding to it all the discomforts and (im) possibilities that can happening in this trajectory. The question that conduct this search is: what is the role of the teacher in the wake of the student's desire for knowledge? The path chosen for this journey are the writings of Freud and studies by other authors who contemplate the similarities between education and psychoanalysis. The first step that led the walk of this research was an experiment done in my classroom. In this "experimentation", I sought to promote a change in my position as a teacher in the hope that this change could infect my students and result in a change to their interest in class. However, I considered this experiment a failure from the point of view of the expected results, but a hit from another standpoint, because it allowed me to reflect more deeply about my possibilities and impossibilities as a teacher. This study reinforces the importance of transferring authority and the educational relationship but highlights in particular the desire as the catalyst for everything that happening, that invents and reinvents, and enables this (and any) walk.
Palabras clave : Educação
Psicanálise
Professor
Desejo
Education
Psychoanalysis
Teacher
Desire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5932
Fecha de publicación : 24-nov-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.