Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5868
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermeguimaraesmartins.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Vulgarização e triunfo das ciências: a imprensa científica na segunda metade do século XIX
Author: Martins, Guilherme Guimarães
First Advisor: Barbosa, Silvana Mota
Referee Member: Kury, Lorelai Brilhante
Referee Member: Barata, Alexandre Mansur
Resumo: Durante a segunda metade do século XIX, ocorreu não só na Europa, mas também na América, uma mudança no paradigma cultural que soergueu a ciência como a mais nobre das realizações humanas. Inseridos neste contexto modernizante do culto à ciência, os homens de letras que versavam sobre ciência nos periódicos buscavam disseminar a semente do conhecimento técnico-científico para toda a população. Tais práticas vulgarizadoras tinham como pano de fundo um projeto civilizatório que tangia não só o desenvolvimento material, mas também moral da sociedade oitocentista. Esta dissertação parte deste universo e tem por finalidade abordar as semelhanças dos periódicos que visavam a vulgarizar a ciência durante a segunda metade do século XIX, a partir das ideias, crenças e temas em comum. Ao resgatar os discursos, o repertório linguístico e os interesses difundidos nesta imprensa, é possível captar uma conexão dos periódicos que compartilhavam a mesma cultura científica, apesar da heterogeneidade das publicações. Todos esses periódicos científicos que se manifestavam de maneiras diferentes estavam imersos em um oceano sociocultural, que visava à ciência como alicerce do progresso material e moral da sociedade. Além disso, promoveremos a análise da interação desta imprensa com a sociedade. No ofício de incentivar a aplicação técnica e da ciência, a imprensa abriu uma via de contato com seus leitores, estabelecendo-se como um meio para as pessoas apresentarem seus inventos, máquinas e indústrias.
Abstract: During the second half of the nineteenth century, not only in Europe, but also in America, occurred a change in the cultural paradigm that lifted up the science as the noblest of the human achievements. Inserted in this modernizing context of the cult of science, the men of letters who discoursed about science in the periodicals looked for to disseminate the seed of technical-scientific knowledge to the whole population. Such vulgarizing practices had as a background a civilizing project that linked not only the material development but also the moral development of nineteenth-century society. This dissertation starts of this universe and aims to approach the similarities of the periodicals that aimed to popularize the science during the second half of the nineteenth century, from ideas, beliefs and common themes. By rescuing the discourses, the linguistic repertoire and the interests disseminated in this press, it is possible to capture a connection of the periodicals that shared the same scientific culture, despite the heterogeneity of the publications. All these scientific journals that manifested themselves in different ways were immersed in a sociocultural ocean, which aimed the science as a moral progress of the society. In addition, we will promote the analysis of the interaction of this press with society. In the intention to encourage the technical and scientific application, the press has opened a way to contact with their readers in order to establish as a medium for the people to present their inventions, machines and industries.
Keywords: Ciência
Progresso
Periódico
Modernidade
Science
Progress
Newspaper
Modernity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5868
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.