https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5861
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leonardoribeirobarbosa.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Maria Lúcia Bueno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Marco Antônio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756180E3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fraga, Paulo Cesar Pontes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720573J3 | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Leonardo Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T19:57:57Z | - |
dc.date.available | 2017-10-04 | - |
dc.date.available | 2017-10-09T19:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5861 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study was to analyze the development on Sociology of Culture in the Brazilian academic environment, pari passu the evolution of the cultural industry in Brazil. In order to do so, we investigated the evolution of the scientific research carried out in Brazilian Graduate Programs, particularly theses and dissertations, whose main purpose was Popular Brazilian Music (MPB) and the cultural industry. The central hypothesis is that the concepts brought by the Frankfurt School, notably that of "cultural industry", were capital instruments for the formation of a brazilian social thought on the subject of culture and its relations with the market, making possible the construction of a field on Sociology of Culture and Art in the country, and supporting research on the organization of artistic and cultural production in its relations with the market. In this trajectory, we exposed the so-called "Critical Theory" by Theodor W. Adorno (1903-1969) and Max Horkheimer (1895-1973) Frankfurt School founders, and then investigated when and how the ideas of the Frankfurt School - related to "cultural industry" presented by Adorno and Horkheimer - arrived in Brazil. Finally, we carried out a survey of the Brazilian scientific production on the subject, since the 1980s - when the first theses and dissertations were published on the subject - until the year 2015, presenting the approaches of the works most directly related to the theme. Our observations reveal that the Brazilian Academy has appropriated the concept of cultural industry, using it to analyze the new reality of the country and that it remains current under several regards, serving as background for understanding the development of Sociology of Culture and of Brazilian cultural industry. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento da sociologia da cultura no meio acadêmico brasileiro, pari passu a evolução da indústria cultural no Brasil. Para tanto, investigamos a evolução das pesquisas científicas realizadas nos programas de pós-graduação brasileiros, particularmente as teses e dissertações, que tiveram como objeto principal a música popular brasileira (MPB) e a indústria cultural. A hipótese central é a de que os conceitos trazidos pela Escola de Frankfurt, notadamente o de indústria cultural, foram instrumentos capitais para a formação de um pensamento social brasileiro sobre o tema da cultura e suas relações com o mercado, possibilitando a construção de um campo de sociologia da cultura e da arte no país, respaldando as investigações sobre a organização da produção artística e cultural em suas relações com o mercado. Nessa trajetória, expusemos a chamada Teoria Crítica de Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) da Escola de Frankfurt; em seguida, investigamos quando e como as ideias da Escola de Frankfurt — sobre o conceito de indústria cultural, apresentados por Adorno e Horkheimer — chegaram ao Brasil. Por fim, realizamos um levantamento sobre a produção científica brasileira sobre o tema, desde a década de 1980 — época em que surgem as primeiras teses e dissertações sobre o assunto — até o ano de 2015, apresentando as abordagens dos trabalhos mais diretamente ligados ao tema. Nossas observações revelam que a academia brasileira se apropriou do conceito de indústria cultural, utilizando-o para analisar a nova realidade do país, sendo que este permanece atual em vários aspectos, se constituindo em uma ferramenta importante para a compreensão do desenvolvimento da sociologia da cultura e da indústria cultural brasileira. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Mercado | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da cultura | pt_BR |
dc.subject | Brazilian popular music | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Marketplace | pt_BR |
dc.subject | Sociology of culture | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | MPB e indústria cultural: uma perspectiva sobre o desenvolvimento da sociologia da cultura no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.