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dc.contributor.advisor1Ramos, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Marco Antônio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756180E3pt_BR
dc.contributor.referee2Fraga, Paulo Cesar Pontes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720573J3pt_BR
dc.creatorBarbosa, Leonardo Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:57:57Z-
dc.date.available2017-10-04-
dc.date.available2017-10-09T19:57:57Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5861-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the development on Sociology of Culture in the Brazilian academic environment, pari passu the evolution of the cultural industry in Brazil. In order to do so, we investigated the evolution of the scientific research carried out in Brazilian Graduate Programs, particularly theses and dissertations, whose main purpose was Popular Brazilian Music (MPB) and the cultural industry. The central hypothesis is that the concepts brought by the Frankfurt School, notably that of "cultural industry", were capital instruments for the formation of a brazilian social thought on the subject of culture and its relations with the market, making possible the construction of a field on Sociology of Culture and Art in the country, and supporting research on the organization of artistic and cultural production in its relations with the market. In this trajectory, we exposed the so-called "Critical Theory" by Theodor W. Adorno (1903-1969) and Max Horkheimer (1895-1973) Frankfurt School founders, and then investigated when and how the ideas of the Frankfurt School - related to "cultural industry" presented by Adorno and Horkheimer - arrived in Brazil. Finally, we carried out a survey of the Brazilian scientific production on the subject, since the 1980s - when the first theses and dissertations were published on the subject - until the year 2015, presenting the approaches of the works most directly related to the theme. Our observations reveal that the Brazilian Academy has appropriated the concept of cultural industry, using it to analyze the new reality of the country and that it remains current under several regards, serving as background for understanding the development of Sociology of Culture and of Brazilian cultural industry.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento da sociologia da cultura no meio acadêmico brasileiro, pari passu a evolução da indústria cultural no Brasil. Para tanto, investigamos a evolução das pesquisas científicas realizadas nos programas de pós-graduação brasileiros, particularmente as teses e dissertações, que tiveram como objeto principal a música popular brasileira (MPB) e a indústria cultural. A hipótese central é a de que os conceitos trazidos pela Escola de Frankfurt, notadamente o de indústria cultural, foram instrumentos capitais para a formação de um pensamento social brasileiro sobre o tema da cultura e suas relações com o mercado, possibilitando a construção de um campo de sociologia da cultura e da arte no país, respaldando as investigações sobre a organização da produção artística e cultural em suas relações com o mercado. Nessa trajetória, expusemos a chamada Teoria Crítica de Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) da Escola de Frankfurt; em seguida, investigamos quando e como as ideias da Escola de Frankfurt — sobre o conceito de indústria cultural, apresentados por Adorno e Horkheimer — chegaram ao Brasil. Por fim, realizamos um levantamento sobre a produção científica brasileira sobre o tema, desde a década de 1980 — época em que surgem as primeiras teses e dissertações sobre o assunto — até o ano de 2015, apresentando as abordagens dos trabalhos mais diretamente ligados ao tema. Nossas observações revelam que a academia brasileira se apropriou do conceito de indústria cultural, utilizando-o para analisar a nova realidade do país, sendo que este permanece atual em vários aspectos, se constituindo em uma ferramenta importante para a compreensão do desenvolvimento da sociologia da cultura e da indústria cultural brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectSociologia da culturapt_BR
dc.subjectBrazilian popular musicpt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectMarketplacept_BR
dc.subjectSociology of culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMPB e indústria cultural: uma perspectiva sobre o desenvolvimento da sociologia da cultura no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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