Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5840
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estegitecarvalholeitemoura.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A utilização dos resultados das avaliações de larga escala pelos diretores das escolas municipais de Teresina
Autor(es): Moura, Estegite Carvalho Leite
Primeiro Orientador: Santos, Gilmar José dos
Membro da banca: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Castro, Maria Cristina Drumond e
Membro da banca: Bernardo, Heloísa Pinna
Resumo: Esta dissertação discute a utilização dos resultados das avaliações por parte dos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina. Os objetivos definidos para este estudo foram: Identificar os fatores que interferem na utilização dos resultados das avaliações pelos gestores escolares da Rede Municipal de Teresina; descrever o perfil dos gestores escolares; avaliar a atitude dos diretores em relação aos sistemas de avaliação de desempenho escolar; levantar opiniões, comportamentos e experiências dos diretores com relação à gestão das escolas nos campos administrativo e pedagógico; relacionar o perfil e a atitude do diretor face aos resultados das avaliações com suas opiniões, comportamentos e experiências de gestão; identificar os fatores relacionados à proatividade dos diretores na utilização dos resultados das avaliações no planejamento e na gestão das escolas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de Estudo de Caso. Assumimos como hipótese que o uso apropriado dos resultados das avaliações pelos gestores escolares pode ajudar a melhorar o trabalho de todos na escola e, consequentemente, o desempenho dos alunos. Para tanto, utilizamos como técnica de pesquisa a entrevista a partir de dois grupos focais, além de questionários enviados a todos os diretores das escolas de Ensino Fundamental Regular da Rede Municipal de Teresina. Dessa forma, os instrumentos utilizados foram qualitativo (grupo focal) e quantitativo (questionário). De modo geral, o estudo realizado permitiu conhecer como os gestores das escolas de Teresina fazem uso dos resultados das avaliações externas e ainda o que poderá ser feito no intuito da melhoria da qualidade da educação oferecida aos teresinenses. Assim, a partir dos dados obtidos pelo survey e nos grupos focais, identificaram-se os fatores como: utilidade dos resultados, divulgação dos resultados e a proatividade no uso dos resultados. Com base nas informações, foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE), prevendo: a implantação de formação continuada para os diretores escolares; inserção de ações no PPP das escolas que viabilizem a divulgação dos resultados das avaliações nas práticas escolares; implantação de um sistema (site) de divulgação dos resultados das avaliações com objetivo de dar celeridade ao processo; realização de acompanhamento sistematizado das escolas pela secretaria; formação continuada para os professores; e realização de reuniões bimestrais com os gestores escolares com o intuito de provocar mudanças de atitude nos sujeitos envolvidos e que possam levar à melhoria da qualidade da educação na Rede Municipal de Teresina.
Abstract: This paper discusses the use of external evaluation results by the school managers on the Municipal Education Network of Teresina/PI/BR. The objectives were to identify the factors that interfere with the use of evaluation results by the school managers and wardens; to describe the profile of school managers; to evaluate the attitude of those managers regarding the evaluation of school performance systems; to gather the opinions and experiences of the wardens concerning the management of schools in both administrative and educational fields, and their profiles and attitudes as well; to identify the factors related to the proactivity of the wardens on the use of evaluation results to plan and manage their schools. The research uses the case study method. We assume as hypothesis that the appropriate use of evaluation results by school managers can improve the work of school staff and this way it improves the performance of students. So we used two methods: a survey sent to the school managers of all elementary schools in Municipal Education Network of Teresina, and a focused qualitative group. This way we have identified how the wardens use the evaluation results, and we formulated an Educational Action Plan (EAP). This EAP contained a implementation of continuous formation plan for the wardens and teachers; actions in school‘s PPP for disclosure of the evaluation results; creation of a website to reveal the evaluation results in order to speed up the process; systematized monitoring of the schools by the Educational Division of the Government; bimonthly meetings with the wardens in order to change their attitudes and improve the education quality of the Municipal Education Network of Teresina.
Palavras-chave: Avaliação externa
Apropriação de resultados
Gestão escolar
External evaluation
Results appropriation
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5840
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.