Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5826
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joseceliopinheiro.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Gestão dos resultados do SPAECE pelas escolas da rede estadual de Quixadá – Ceará
Author: Pinheiro, José Célio
First Advisor: Oliveira Junior, Lourival Batista de
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Dulci, João Assis
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de investigar o papel desempenhado pelos gestores escolares na mobilização de suas comunidades a fim de que o SPAECE cumpra suas funções em âmbito pedagógico. Para tanto, são tomadas para estudo 03 (três) escolas públicas estaduais de Quixadá-CE, vinculadas à 12ª CREDE: EEM Cel. Virgílio Távora, EEM Gov. César Cals de Oliveira Filho e EEM Abraão Baquit, com o objetivo de identificar especificamente a liderança exercida pelos diretores e coordenadores dessas unidades de ensino na divulgação, apropriação e uso dos resultados do SPAECE. Tais escolas têm apresentado, ano após ano, padrões de desempenho muito baixos nesse teste; suas médias são as menores de todas as escolas jurisdicionadas pela CREDE12. Considerado esse dado, partimos para um estudo mais acurado sobre procedimentos e estratégias dos Núcleos Gestores e professores dessas escolas na condução/apropriação, divulgação e socialização do processo de avaliação dos resultados do SPAECE com toda comunidade escolar, visando à retomada da melhoria dos indicadores educacionais. Para efetivação do presente trabalho de pesquisa foram analisados os Planos Políticos Pedagógicos, as atas das reuniões e demais ações relacionadas ao SPAECE. Além disso, foram realizadas entrevistas com os diretores das escolas, aplicados questionários para os coordenadores escolares e professores, analisados à luz da teoria sobre o tema. O conjunto de dados coletados e analisados serve de subsídio para a elaboração de propostas de intervenção que visam à otimização da liderança dos gestores na condução do trabalho com o SPAECE como meio capaz de colaborar na consolidação de competências e habilidades dos alunos, que podem ser refletidas nos resultados desse teste.
Abstract: This dissertation aims to investigate the role played by school managers in mobilizing their communities to the SPAECE can fulfill its pedagogical functions. Therefore, three (03) public schools in Quixadá-CE were part of this study; these schools are affiliated entities to the 12th CREDE: EEM Cel. Virgilio Tavora, EEM Gov. César Cals de Oliveira Filho and EEM Abraham Baquit trying to analyze specifically principals and coordinators leadership in dissemination, appropriation and use of SPAECE results. Such schools have shown year after year, very low standards of performance in this test; their average are the lower of all jurisdictional schools of CREDE12. Considering this data, we perform an accurate study of procedures and strategies of Managerial Center and teachers of these schools in conducting / appropriation, dissemination and socialization of the evaluation process of the results of SPAECE with all school community, in order to increase educational indicators. For the accomplishment of this work it was analyzed the Pedagogical Political Projects, the minutes of meetings and other actions related to SPAECE. Furthermore, interviews conducted with schools principles, a survey for school coordinators and teachers, examined in the light of the theory on the subject. The set of collected and analyzed data serves as a relevant information to develop intervention proposals that aimed optimizing the school leadership in conducting the work with SPAECE as able to collaborate in the consolidation of skills and abilities of students, which can be reflected in the results of this test.
Keywords: Avaliação externa
Apropriação
SPAECE
Gestão escolar
Indicadores
External evaluation
Appropriation
SPAECE
School management
Indicators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5826
Issue Date: 15-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.