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Clase: Dissertação
Título : O papel da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e educação inclusiva no processo de inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Trindade, Franciele de Souza
Orientador: Perlatto, Fernando
Miembros Examinadores: Riani, Frederico Augusto D´Avila
Miembros Examinadores: Rodrigues, Michele Gonçalves
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir de uma visão mais ampla da política de assistência ao estudante frente à redução das diferentes formas de desigualdade social, visto que os gestores que assumiram o setor em agosto de 2014 se propuseram a ressignificar o apoio estudantil para uma relação com os alunos que vá além do suporte financeiro, simplesmente. O objetivo definido para este estudo foi o de conhecer a percepção dos alunos em relação à Política de Assistência Estudantil na UFJF. Assumimos como hipótese que existe uma cultura na UFJF em que a assistência estudantil vem, há muito tempo, mantendo seu foco principal de atividade em ações que visam o suporte material por meio de bolsas e auxílios financeiros em detrimento das demais ações desenvolvidas pela equipe, também previstas no Decreto 7.234/2010. Foram utilizadas como metodologias a pesquisa qualitativa e o estudo de caso e como instrumento entrevista semiestruturada. Foi possível confirmar que, realmente, existe um equívoco, tanto por parte da instituição quanto por parte dos alunos, em relação ao conceito de Assistência Estudantil. Portanto, foram propostas ações com intuito de ressignificá-la e torna-la mais proativa em situações de evasão e retenção.
Resumen : The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied will discuss the possibilities of the Pro-Rectory of Student Assistance and Inclusive Education (PROAE) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) from a broader view of the student assistance policy In view of the reduction of the different forms of social inequality, since the managers who took over the sector in August 2014 proposed to re-signify student support for a relationship with students that goes beyond financial support, simply. The objective defined for this study was to know the students perception regarding the Student Assistance Policy at UFJF. We assume as a hypothesis that there is a culture in the UFJF in which student assistance has long maintained its main focus of activity in actions that aim at material support through grants and financial aid in detriment of other actions developed by the team, Provided for in Decree 7.234 / 2010. The qualitative research and the case study were used as methodologies and as a semistructured interview instrument. It was possible to confirm that, in fact, there is a misunderstanding, both on the part of the institution and on the part of the students, regarding the concept and purpose of the Student Assistance. Therefore, actions were proposed in order to re-signify it and make it more proactive in situations of evasion and retention.
Palabras clave : Assistência estudantil
Permanência no ensino superior
Redistribuição
Reconhecimento
Student assistance
Staying in higher education
Redistribution
Recognition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5820
Fecha de publicación : 20-dic-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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