Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5770
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mathias, Érika Kelmer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138532A3pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crélia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorTavella, Mirian Sanábio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441187Z8pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T13:07:02Z-
dc.date.available2017-09-13-
dc.date.available2017-09-13T13:07:02Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5770-
dc.description.abstractWe realize, in our day-to-day practice, that our students have few strategies to deal with the multiple space of the literary text. Although they read literature outside the classroom, especially in the universe of bestsellers and children's and teenager’s literature, they show little literary reading experience with more complex texts. We also noticed that their great interest is in digital technologies, mainly the use of cell phones, internet, games, social networks (Facebook, WhatsApp). Faced with this picture, we then asked ourselves the following question: how to intervene in this context in order to change it, that is, in order to get students to leave the level of literary competence in which they were in and to progress, procedurally , to other levels? To that end, we had as a research objective to verify in which sense the strategy of reading in suspense (MATHIAS, 2016) combined with the concept of shared reading (COLOMER, 2007) and the practice of the reading circle (COSSON, 2014b) allow the change in the scenario found in the class for which this research is proposed. In this perspective, this master's research, of an interventional character, had the objective of experimenting mediation strategies in the literary literacy of elementary school students of a municipal public school, helping in the expansion of their repertoire of literary reading in order to allow them to experience the Literary with focus, above all, on an experience with the aesthetic 1. For this, we conceived an experiment that involved: 1) the reading of three short stories by Machado de Assis, in order to insert the students in the universe of an author belonging to the canonical system of literature and 2) the students' production of this reading from a more intimate dialogue with literary space, in our case, the production of what we call a contotrailer of one of the short stories.pt_BR
dc.description.resumoPercebemos, em nossa prática cotidiana, que nossos alunos têm poucas estratégias de lida com o múltiplo espaço do texto literário. Apesar de lerem literatura fora da sala de aula, sobretudo no universo dos best sellers e da literatura infantil e juvenil, demonstram terem pouca experiência de leitura literária com textos mais complexos. Percebemos, da mesma forma, que o grande interesse deles é em tecnologias digitais, principalmente uso de celulares, internet, jogos, redes sociais (Facebook, WhatsApp). Diante desse quadro, fizemo-nos, então, a seguinte pergunta: como intervir nesse contexto de modo a alterá-lo, ou seja, de modo a fazer com que os alunos partissem do nível de competência literária em que se encontravam e avançassem, processualmente, para outros níveis? Para tal, tivemos, como objetivo de pesquisa, verificar em que sentido a estratégia de leitura em suspense (MATHIAS, 2016) combinada com o conceito de leitura compartilhada (COLOMER, 2007) e a prática do círculo de leitura (COSSON, 2014b) permitem alterar o cenário encontrado na turma para a qual se propõe esta pesquisa. Nessa perspectiva, esta pesquisa de mestrado, de caráter interventivo, teve por objetivo experimentar estratégias de mediação no letramento literário de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, auxiliando na ampliação de seu repertório de leitura literária de modo a permitir-lhes vivenciar o literário com foco, sobretudo, em uma experiência com o estético1. Para tal, concebemos um experimento que envolveu: 1) a leitura de três contos de Machado de Assis, de modo a inserir os alunos no universo de um autor pertencente ao sistema canônico da literatura e 2) a produção dos alunos sobre essa leitura a partir de um diálogo mais íntimo com o espaço literário, no nosso caso, a produção do que chamamos de um contotrailer de um dos contos lidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectAmpliação de repertóriopt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectExtension of repertorypt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMediação literária e experiência estética em sala de aula: transitando no universo de contos de Machado de Assispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.