Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5766
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Thaís Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775854D4pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Maria Carmen Aires Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8pt_BR
dc.creatorMontes, Maria Suely de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8508440P6pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T13:05:55Z-
dc.date.available2017-09-12-
dc.date.available2017-09-13T13:05:55Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5766-
dc.description.abstractThe research “The Use of Digital Technologies of Information and Communication in the process of teacher digital literacy: a proposal of intervention” is included into the macro project “Interaction in the classroom - teachers, students and the technology” in the scope of PROFLETRAS – UFJF. It has a central axis on the official documents which rule the education and their perspectives about the technology inclusion in education. The main aims of this research were to analyze the beliefs and perception of teachers from a state school in the city called Divino about the use of TDIC and to develop actions to downplay teachers’ opposition towards the use of technologies in the educational context. In order to accomplish it, a questionnaire was used to detect the use of digital technology and services from Web 2.0 in the professional and personal context of the teachers as well as their opinion about the technology potentials in the school environment. The qualitative analyses of the data has detected that, although the teachers were conscious about the technology potential as a pedagogic tool, the educators have said that they have limited competence and low knowledge about how to use the technology in the learning-teaching process. They have also stated they need a continuous training in the TDIC area. In order to tackle these barriers, interventional workshops were offered based on collaborative action-research. During these activities, some available tools in the web were shown and tested in the school context. As a consequence, it was perceived a greater involvement presented by teachers concerning the use of technology in their professional activities and the digital literacy in that school community has aroused.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa “O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de letramento digital de professores: uma proposta de intervenção” é Inserida no macroprojeto “Interação em sala de aula – professores, alunos e a tecnologia” no âmbito do PROFLETRAS –UFJF. Tendo como eixo os documentos oficiais que regem a educação e suas perspectivas sobre a inserção da tecnologia na educação, os principais objetivos dessa pesquisa foram analisar a percepção e crenças dos professores de uma escola estadual do município de Divino sobre o uso de TDIC e desenvolver ações que minimizassem a resistência desses profissionais em usá-las em contexto educacional. Para isso, usou-se como instrumento investigativo um questionário no qual os educadores disponibilizaram informações referentes ao uso das tecnologias digitais e serviços da Web 2.0 no contexto pessoal e profissional e a opinião deles sobre as potencialidades dessas tecnologias no contexto escolar. A análise qualitativa dos dados apontou que, embora cientes do potencial das tecnologias como ferramentas pedagógicas, os educadores declararam ter competência reduzida e baixo conhecimento de como utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem, além de indicar a necessidade de oferta de formação contínua na área das TDIC. Para sanar tais dificuldades, foram oferecidas ao grupo oficinas interventivas alicerçadas na pesquisa-ação colaborativa, nas quais foram demonstradas e testadas algumas ferramentas disponibilizadas na Web e suas aplicações no contexto escolar. Como resultado pôde-se constatar que os professores adquiriram algumas habilidades para lidar com os programas a eles apresentados. Essa iniciativa teve como principais contribuições para a instituição uma maior interação entre os professores e a tecnologia e o despertar para o letramento digital daquela comunidade escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de letramento digital de professores: uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.